GNI AulaTema03 At Autodesenvolvimento OK

345 palavras 2 páginas
ü Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Esta atividade é fundamental para que você entenda como surgiu o GATT (Acordo
Geral sobre Tarifas e Comércio) e como se deu seu processo de evolução até transformar-se na OMC (Organização Mundial do Comércio).
Conforme já vimos no resumo da aula-tema 03, os países se utilizam de diferentes métodos para se defenderem da concorrência internacional, principalmente quando alguma injustiça é cometida nas negociações. Para isso, aplicam barreiras tarifárias e não-tarifárias e fazem uso de algumas medidas compensatórias para proteger seus mercados da concorrência desleal. Vimos também que a Organização Mundial do Comércio (OMC) foi um órgão criado para garantir os direitos e obrigações de cada agente nas relações comerciais mundiais, visando proteger os países envolvidos dos prejuízos causados pelas práticas consideradas injustas no comércio internacional. Sendo

assim,

essa

atividade

de

autodesenvolvimento

pretende

fazê-los

compreender como evoluiu esse órgão, desde sua criação até a transformação na
OMC.
Passo 1: Leia o capítulo: ü 3.2 “Do GATT à OMC” p. 31 do livro-texto. ü Leia o artigo “Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona, perspectivas”, disponível no endereço descrito nas referências bibliográficas do resumo desta aula-tema. ü Leia também o Resumo e os Conceitos Fundamentais desta aula-tema.

Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:
DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

a) O que foi o GATT?
b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências

bibliográficas

em

trabalhos

acadêmicos,

consulte:

Relacionados