GNDGHJDG

275 palavras 2 páginas
GA ciência como uma visão comum refere-se à crença deque a ciência é o ensinamento mais importante diante dos demais tipos conhecimentos (do homem comum, por exemplo). Assim a ciência deve-se em grande parte, aos sucessos alcançados pela física,química e pela biologia, em sua maioria existe um método que quando seguido redunda em conhecimento certo e seguro.

Esse “método cientifico” tem sido uma das principais preocupações dos filósofos, emtorno disso formou-se um ramo especial da filosofia, a filosofia da ciência, conduzidas por Francis Bacon (1561-1626).
O qual identificou nas múltiplas variantes dessa visão da atividade cientifica e danatureza da ciência a que chamamos visão comum da ciência. Assim a ciência começa por observações sem qualquer diretriz teórica, a mente deve estar limpa, a na ser a observação pura.
As leiscientificas são extraídas do conjunto das observações por um processo supostamente seguro e objetivo, chamado indução que consiste na obtenção de proposições gerais.
Durante a primeira metade do século XXfilósofos empreendeu aperfeiçoar a concepção comum da ciência. formou-se então o chamado Círculo de Viena, na década de 1920.

As objeções à visão comum da ciência começam por examinar a questão dajustificação da indução, o processo dedutivo não apresenta maiores dificuldades se a verdade de uma proposição estiver assegurada estará a de todas as proposições que dela decorrerem dedutivamente, pelouso das leis lógicas. Tais leis, no entanto, não asseguram a validade do processo indutivo.

Eliminada a possibilidade de justificação lógica, resta, segundo os pressupostos empiristas dos própriosdefensores, unicamente a justificação empírica, no entanto a justificação empírica da indução envolve dificuldades insuperáveis. Procurou-se, assim determinar condições nas quais o salto

Relacionados