GM05 PP Anderson Roella

1190 palavras 5 páginas
Envio de arquivo.
Para melhor compreensão do conteúdo ministrado responda o questionário abaixo:
1. O que é pesquisa científica?
É a realização concreta de uma investigação planejada com estratégia, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência. Nesse sentido, podemos afirmar que tal modalidade se concebe como algo complexo, uma vez que compreende um conjunto de atividades, tais como: investigar o assunto e compreendê-lo, buscar informações em fontes distintas, comparar idéias de diferentes autores, selecionando-as sob uma postura crítica e, finalmente, partir para a redação do próprio texto, a qual deve contar com o apoio de um referencial teórico que sustente os posicionamentos assumidos pelo autor.
2. Para que servem os objetivos de uma pesquisa?
Serve como pré- requisito sem o qual não se realiza nenhum trabalho científico; da clareza do objetivo dependem a constituição de um problema de pesquisa e de sua contextualização, a relevância e a justificativa do tema a ser pesquisado, das hipóteses e variáveis da hipótese (quando for o caso), o material o método e as técnicas da investigação, os resultados, as discussões dos resultados e a conclusão de um trabalho acadêmico científico.
3. Quais os tipos de pesquisa? Cite um exemplo para cada uma delas.
1 – O objetivo da Pesquisa Pesquisa Exploratória
Um exemplo prático de tal modalidade pode estar relacionado ao objetivo de um determinado pesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado. Assim sendo, de modo a concretizar seu objetivo, o pesquisador terá de aprofundar suas especulações e encontrar as reais causas da ocorrência de tal fenômeno.

Pesquisa Descritiva
Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.

Pesquisa

Relacionados