Glândula tireodea

3121 palavras 13 páginas
GLÂNDULA TIREÓIDE

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, logo abaixo da região conhecida como "pomo de Adão", responsável por produzir importantes hormônios para nosso organismo. Os nódulos tireoidianos, também chamados de bócio nodular, são aumentos localizados na tireoide que podem ter características variadas. De forma geral, a cirurgia de retirada da tireoide é destinada àqueles casos em que há confirmação ou suspeita de malignidade, sinais de compressão ou desconforto no pescoço e os que representam problema estético para o paciente.

Abaixo seguem algumas informações importantes para a compreensão deste problema:

Nódulos tireoidianos Exames necessários ao diagnóstico Tratando os nódulos Casos não-cirúrgicos Tipos de nódulos indicados para cirurgia A cirurgia Riscos envolvidos Pré-operatório Medicações a evitar 10 dias antes Jejum Tempo de internação hospitalar

Nódulos tireoidianos
Os nódulos tireoidianos, também chamados de bócio nodular, são lesões arredondadas que se desenvolvem na glândula tireoide e podem ter características variadas. Podem ser únicos ou múltiplos, císticos ou sólidos, benignos ou malignos. Precisam ser examinados por um médico, mesmo que tenham sido descobertos pelo paciente através do autoexame da tireoide.

Exames necessários ao diagnóstico
Dependendo das características do nódulo, podem ser solicitados os seguintes exames:
1. Dosagem hormonal através de exame de sangue
2. Ultrassonografia da tireóide
3. Punção aspirativa com agulha fina (PAAF) guiada por ultrassom com biópsia
4. Cintilografia da tireoide

Tratando os nódulos
A conduta dependerá dos resultados dos exames e poderá ser com medicamentos, injeção de etanol, cirurgia, iodo radioativo ou simplesmente observação clínica e realização de ultrassonografia seriada de acordo com a necessidade.

Casos não-cirúrgicos
Após a popularização da ultrassonografia de tireoide,

Relacionados

  • Elamentoa químicos
    1219 palavras | 5 páginas
  • A importância da alimentação
    2040 palavras | 9 páginas