Glutaraldéido

Páginas: 13 (3101 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
Introdução

O Glutaraldeído é um dialdeído saturado1, que em solução alcalina protegida (ph 7,5-8,5) é um agente microbicida altamente efetivo. Apresenta-se na forma de líquido claro, usualmente encontrado em solução aquosa a 50%, utilizada pelas indústrias de saneantes como matéria prima, para fabricação de esterilizantes e desinfetantes de uso hospitalar. Após ativação com bicarbonato desódio para tornar a solução alcalina, o líquido torna-se verde1.
O glutaraldeído tem potente ação biocida, bactericida, virucida, fungicida e esporicida. É utilizado como biocida para tratamento das águas de refrigeração industrial, ingrediente nas soluções reveladoras de Raios-X, agente de curtimento para couro, fixador de tecido na histoquímica e microscopia eletrônica, agente de embalsamamento, nasindústrias do petróleo e cosméticos, entre outros.
Em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - EAS, o glutaraldeído tem seu uso preconizado como esterilizante químico em artigos críticos termo-sensíveis que não possam sofrer esterilização por alternativas mais práticas e econômicas (óxido de etileno, plasma de peróxido de hidrogênio). Entretanto, o uso preconizado mais utilizado nas unidades desaúde é para desinfecção de alto nível de artigos semi-críticos termo- sensíveis e endoscópios, pois apresenta vantagens: excelente eficácia germicida, tempo reduzido de exposição de 20 a 30 minutos, compatibilidade com ligas metálicas e não embaça lentes ópticas. Após ativação com o agente alcalinizante, o prazo de validade pode variar de 14 a 28 dias e o tempo para esterilização é de10 horas.A legislação vigente estabelece a obrigatoriedade do Registro como “saneante de uso hospitalar”, atualmente emitido pela ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária. No estado de São Paulo a legislação sobre a organização do Centro de Material e Noções de Esterilização, que preconiza o seu uso, está sendo revista.
A exposição aguda ou crônica ao glutaraldeído pode causar irritação para apele, olhos e sistema respiratório. O contato com a solução pode causar sensibilização da pele, levando às dermatites de contato e/ou alérgicas. A inalação do vapor orgânico tem sido implicada como possível causa de asma ocupacional, pode também agravar asma pré-existente e doença pulmonar fibrótica ou inflamatória. São relatados epistaxe, rinite, dor de cabeça e náusea em profissionais da saúdeexpostos ao glutaraldeído. No paciente ,quando não devidamente processado, a substância pode causar: falhas na ação germicida devido a erros na ativação e concentração do produto, colite química devido aos resíduos de glutaraldeído por enxágüe deficiente, keratopatia e descompensação corneana devido a resíduos de glutaraldeído.

1. Aspectos técnicos

Glutaraldeído é um agente desinfetantebactericida que apresenta rápida e efetiva ação Contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. É eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV. É lentamente Efetivo contra esporos. Uma solução apresenta atividade ótima em ph entre 7,5 e 8,5, sendo quimicamente estáveis por 14 dias. Soluções com valores de pH menores são mais estáveis.Características físico-químicas do produto

O glutaraldeído é um dialdeído, alifático de baixo peso molecular, líquido, miscível em água, álcool e solventes orgânicos, ácido (ph de 3 a 4). Na temperatura ambiente é incolor com odor pungente. Normalmente, a solução é a 2%, requerendo bicarbonato sódio para ativar solução por meio de alcalinização a ph 7,5 a 8,5.

Solução alcalina (ph 8) a 2% (WHO, 2007).Nome “Status”: USAN, rINN (WHO, 2007).
Sinônimos: Glutaraldeído; Dialdeído glutárico; Pentanedial (WHO, 2007).
Nome químico: Pentane-1,5-dial (WHO, 2007).
Fórmula Molecular: C(5)H(8) O (2) (WHO, 2007).
Peso Molecular: 100.1(WHO, 2007).
CAS: 111-30-8 (WHO, 2007).

Características físico-químicas, conforme descrição farmacopeica:

A solução contém 47 a 53% v/v de glutaraldeído. Armazenar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GLUTARALDEÍDO
  • Risco e segurança glutaraldeido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!