GLOSSARIO SAGUATE

24000 palavras 96 páginas
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE ARQUITECTURA E PLANEAMENTO FÍSICO

ESTUDOS DE CARTOGRAFIA E TOPOGRAFIA

GLOSSÁRIO

Discente: Sofia Eugénio Saguate
Docente: João Tengamaze

2⁰ ANO I SEMESTRE 2015

Índice
Glossário de arquitectura…………………………………………………………………………2-15
Glossário de topografia…………………………………………………………………………16-38
Glossário de geografia…………………………………………………………………………39-51
Glossário de planeta terra……………………………………………………………………52-89

1|Page

Glossário de arquitectura

A
Ábaco - (palavra latina, do grego ábax: tampo): Parte superior do capitel, que assenta sobre a corbelha. Abastecimento: Abastecimento de rede de água é um sistema projetado com componentes hidrológicos e hidráulicos incluindo: a bacia ou área geográfica para coleta de água; um reservatório de água não tratada (acima ou debaixo da terra) tais como um lago, um rio ou lençol freático de um aquífero subterrâneo.

Acessibilidade: A acessibilidade na arquitetura e no urbanismo tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão (pessoas com deficiências motoras) de toda população.

Acústica: A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenómeno causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores.
A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc., de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.

Adjudicação: Adjudicação é o acto judicial mediante o qual se declara e se estabelece que a propriedade de uma coisa (bem móvel ou bem imóvel) se transfere de seu primitivo dono
(transmitentes) para o credor (adquirente), que então assume sobre a mesma todos os direitos de domínio e posse.

Afastamento:

Relacionados

  • Literaturas africanas de língua portuguesa
    7109 palavras | 29 páginas