GLOSS RIO DE INFORMATICA

1949 palavras 8 páginas
GLOSSÁRIO DE INFORMATICA
Glossário de redes e informática em geral.
1 Base5
Ethernet de Par Trançado sem blindagem; velocidade de 1 Mbps; a distância máxima entre estações de trabalho e o conector é de 500 metros. Não muito utilizado.
10Base2
CheaperNet, ThinNet ou Thin Ethernet; velocidade de 10 Mbps; o segmento máximo de cabo é de 200 metros.
10Base5
Ethernet espesso, o sistema de cabo especificado pela Dec e Xerox; velocidade de 10 Mbps; o segmento máximo de cabo é de 500 metros.
10Base-F
Ethernet de Fibra; utilizado entre estações de trabalho e um concentrador; velocidade de 10 Mbps; a distância estimada é de 2,2 quilômetros.
10Base-T
Ethernet de par trançado; velocidade de 10 Mbps. Muito popular.
ATM
Protocolo de Modo de Transmissão Assíncrona de Dados em blocos de 53 bits, atingindo velocidades a partir de 155 MB/s até 1,7Gb/s. Corresponde à futura tecnologia para redes de dados e permitirá, entre outras coisas, videoconferência em tempo real.
BR
Código ISO de identificação do Brasil na Rede, tipo de sufixo de um endereço na Internet. Um endereço brasileiro na Internet, registrado no órgão de gerenciamento da rede por aqui, sempre tem esta sigla.
BROWSER
Programa para visualizar, folhear páginas na Internet. Navegador, software para navegação da Internet. Os mais utilizado são o Netscape Navigator e o Internet Explorer.
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Técnica de disposição de cabos em um edifício caracterizada por uma configuração topológica flexível, facilitando a instalação e o remanejamento de redes locais.
CABO UTP
Tipo de cabo mais utilizado nas topologias de redes de computadores atuais. É composto por quatro pares de cabos trançados entre si atingindo a velocidade de 155 milhões de bytes por segundo (155MBp/s). Pode alcançar até 100 metros entre duas conexões dentro da Categoria 5.
CATEGORIA 5
23
Categoria máxima homologada para redes de dados que estejam dentro das normas-padrão
EIA/TIA ( Associações das Indústrias Elétricas e Telefônicas dos E.U.A). Garantia

Relacionados