GLOSS RIO 01 Finan As A LONGO PRAZO

1126 palavras 5 páginas
GLOSSÁRIO 01 por ERIVALDO DE SOUZA ANDRADE - s�bado, 9 maio 2015, 23:40

Aula 3 – Conceito e Princípios de Planejamento Financeiro Conceito - Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.
Segundo Gitman (1997, p. 589):
“O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.”
Para Telo (web 2004) “O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados.” Se analisarmos ambas as ideias, concluímos que um plano financeiro é, portanto, nada mais do que uma declaração do que deve ser feito no futuro em relação às finanças.
Princípios Gerais:
Contribuição aos objetivos empresariais, conforme uma hierarquia e uma interligação entre eles estabelecidas.
Precedência às outras funções gerenciais (organização, direção e controle). Maior grau de penetração e abrangência das políticas institucionais envolvendo os diversos setores.
Elevação da eficiência, eficácia e efetivamente da gestão da empresa.
Princípios Específicos:
Participação de todos os envolvidos no processo de planejamento.
Coordenação entre os aspectos interdependentes.
Integração entre os gestores de diferentes níveis hierárquicos.
Permanente revisão das diretrizes adotadas.
AULA 7 – PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO: INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO.
Planejamento de Caixa – envolve a elaboração do orçamento de caixa da empresa.
Planejamento de Resultados - consiste na elaboração tanto de orçamento de caixa quanto de demonstrações financeiras projetadas.
Planejamento de Longo Prazo – estabelecer as estratégias de longo prazo, para período de dois a dez anos. Os planejamentos devem ser revisados à medida que surgem novas

Relacionados

  • maRKETING
    47115 palavras | 189 páginas