Glossário

Páginas: 6 (1397 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013
Glossário temático

Abscisão foliar - é o resultado da diferenciação, na base do pecíolo, de uma região especializada, denominada zona de abscisão, em cujas células ocorrem mudanças químicas e estruturais, que facilitam a separação da folha de um ramo, sem que o mesmo seja danificado.
Ácido abscísico - sua função é desempenhada em conjunto com outros fitormônios e a abscisão dos órgãosestá relacionada principalmente ao etileno.
Adubação foliar - é uma técnica agrícola usada tanto por produtores amadores quanto por profissionais e consiste no fornecimento de nutrientes para as plantas através de suas folhas mediante o uso de adubos foliares.
Auxina – hormônio vegetal que promove a distensão das paredes de celulose das células das plantas.
Citocinina - é um grupo defitormônio intensamente ligado à biotecnologia de plantas, já que é pré-requisito para a divisão celular, possibilitando a multiplicação de células com a formação de tecidos e órgãos in vitro.
Complexo antena - é um complexo multiprotéico, que não apresenta atividade fotoquímica, cuja função é absorver luz e transferir a energia de excitação para os centros de reação.
Dormência - corresponde ao período emque o crescimento do embrião é suspenso ou reduzido.
Enxertia - é o processo de inserção da parte superior de uma planta em outra, através da implantação do ramo, gema ou borbulha da planta a ser multiplicada (cavaleiro) sobre o porta-enxerto (cavalo).
Estaquia - é o processo de enraizamento de estacas obtidas de material selecionado.
Estômato - são estruturas constituídas por um conjuntode células localizadas na epiderme dos traqueófitos, especialmente na epiderme inferior das folhas, com a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, constituindo-se em um canal para a troca de gases e a transpiração do vegetal.
Etileno - é um gás que age como regulador de crescimento, e que por este motivo já é considerado um hormônio. Sua produção ocorre em grande partedo corpo do vegetal, sendo que em flores ocorre com mais freqüência depois da polinização, e nos frutos após o amadurecimento. 
Fitocromo - é uma cromoproteína e foi inicialmente encontrado em tecidos meristemáticos aclorofilados. Absorve luz no comprimento de onda do vermelho curto (660nm) e vermelho longo (730nm) do espectro luminoso.
Fitormônios - substâncias que atuam como mensageirosquímicos comunicando as diferentes partes do vegetal.
Floração - é a designação dada ao período do ano, ou à estação do ano, em que desabrocham as flores de determinada espécie ou grupo de espécies de plantas, estando então a planta em flor.
Folhas anfiestomáticas - são folhas com estômatos na face superior (adaxial) e inferior (abaxial) das plantas.
Folhas epiestomáticas - são folhas com estômatosapenas na parte superior (adaxial) das plantas.
Folhas hipoestomáticas - são folhas com estômatos apenas na face inferior (abaxial) das plantas.
Fotoblastismo - é a influência da luz na germinação das sementes. As sementes fotoblásticas positivas germinam melhor na presença de luz, e as fotoblásticas negativas, no escuro.
Fotoperiodismo - corresponde a resposta dos vegetais em decorrência daduração do dia e da noite, que se reflete nos processos de floração e germinação.
Fotorreceptor - são células com o mecanismo de captar a luz.
Fotossistemas - são os complexos responsáveis pela conversão da energia luminosa em energia química.
Fototropismo - é a designação dada ao movimento dos seres vivos, especialmente das plantas, em resposta a estímulos luminosos que poderão ser de frentepara a fonte de luz (fototaxia positiva), e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular à direção desta (fototaxia transversal).
Germinação epígea - crescimento quase exclusivo das dicotiledôneas exceto pela cebola (Allium cepa L.)
Germinação hipógea - é aquela em que os cotilédones ficam abaixo da superfície do solo, o epicótilo cresce mais rapidamente, ficando então o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • glossario
  • Glossario
  • Glossário
  • Glossário
  • Glossario
  • Glossario
  • Glossário
  • glossário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!