Glossário eletronico

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
Glossário geral
Alfanumérico: Letras, números e outros símbolos.
Àlgebra booleana: originalmente conhecida por lógica simbólica, esta álgebra moderna usa o conjun-to de números de 0 e 1. As operações NOT, OR e END as vezes são chamadas união, intersecção e inversão. A álgebra booleana é idealmente adequada à análise de circuitos digitais.
Arquivo HEX: em linguagem de máquina.
ASCII:AmericanStandard Code for Information Interchange.
Barramento( via ou cabo de conexão): um grupo de fios que transportam sinais digitais.
Base: o número de dígitos (símbolos básicos) num sistema de numeração. Também chamada de raiz. Decimal tem base 10, binário 2, octal 8, hexadecimal 16.
Biestável:É um dispositivo que possui dois estados estáveis; ele permanece neste estado até que seja disparado aooutro. Um dos biestáveis mais simples de biestável é o circuito de Latch RS.
Binário com sinal:Um sistema em que o primeiro bit representa o sinal e os bits restantes represen-tam a magnitude do número. Também chamado magnitude com sinal.
Bipolar:Que tem dois tipos de portadores de carga; elétrons livres e buracos (lacunas).
Bit: Uma abreviação de “binary digit” ou “dígito binário”.
Byte: umcordão de oito bits. É a unidade básica de informação binária. A maioria dos computadores processa dados com uma extensão de 8 bits ou de algum múltiplo de 8 bits.
Bug (informát.) :defeito:
Circuito lógico: um circuito cujos sinais de entrada e de saída são tensões de dois estados, quer baixas quer altas. Os circuitos lógicos básicos são as portas OR, NOT, END.
Circuito de soma-de-produtos: Umcircuito And-Or obtido submetendo-se a uma operação OR os pro-dutos fundamentais que produzem 1s de saída em uma tabela verdade.
Complemento: a saída de um inversor.
Complemento de 2 :O novo número que obtemos quando tomamos o complemento de 1 e depois adicionamos 1.
Componente ativo: aquele que pode gerar ou amplificar sinais, sendo os de estado sólido os mais uti-lizados (transistores bi,TRIACs, MOSFETs, FET, IGBTs, SCRs, CIs,...)
Comutação p/ o estado oposto(toggle): mudança de saída p/ o estado oposto num biestável JK.
Condição de corrida: Uma condição indesejável que pode existir num sistema quando duas ou mais entradas variarem simultaneamente. Se a saída final depende de que a entrada varia primeiro, existe uma condição de corrida.
Dados: Nomes, números e qualquer outrainformação necessária para resolver um problema.
Default: padrão.
Digital refere-se a qualquer coisa na form a de dígitos, p. ex. dados digitais.
Diodo:Componentes semicondutores que conduzem a corrente num único sentido.
Disparador de Schmitt (S. trigger): Um circuito digital que produz uma saída retangular a partir de qualquer entrada bastante grande p/ excitar ou comandar o disparador deSchmitt.A forma de onda de entrada pode ser senoidal, triangular, distorcida, etc.. A saída é sempre retangular.
Disparo mestre-escravo: um tipo de disparo usando dois latches em cascata chamados mestre e es-cravo. O mestre é engatillhado ou armado durante o semiciclo positivo, do relógio e o escravo é dis-parado durante o semiciclo negativo.
Disparo pela transição(borda): Mudança do estado de saídade um biestável no bordo crescente ou decrescente de um pulso do relógio.
Encurtamento: (chunking)Substituição de um cordão mais longo por outro mais curto.
Endereço: (address) Cada local da memória tem um endereço, análogo ao endereço de uma casa. Usando endereços, podemos dizera ao computador onde que os dados sejam armazenados.
Entrada-saída( input-output): Abreviada E/S. As seções deentrada e saída de um comp. Muitas vezes são concentradas numa unidade conhecida por unid. E/S.
Estouro: Na representação do complemento de 2, um transporte na posição do bit de sinal,que resulta em um erro. Para um somador-sutrator de 8 bits, a verdadeira soma deve permanecer entre -128 e +127 para evitar estouro.
Feixe ou leque de saída (fanout): O nº máximo de cargas TTL que um dispositivo pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELABORAÇÃO DE GLOSSÁRIO ELETRÔNICO NAS ÁREAS DE TURISMO EM LÍNGUA ESPANHOLA E INGLESA
  • Glossario
  • Glossário
  • glossario
  • Glossario
  • Glossário
  • Glossário
  • Glossario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!