Glossário de termos técnicos sobre redes de computadores

Páginas: 16 (3927 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
Glossário de termos técnicos sobre redes de computadores - para principiantes - versão 2.0 agosto 1997

Documento N° RNP/REF/0125D Código CI-012

Glossário de termos técnicos sobre redes de computadores

-1

Sobre este Guia
Este glossário compila uma primeira relação de termos técnicos, siglas, nomes de instituições, etc. que aparecem com freqüência no mundo Internet. Sendoprimariamente orientado para o público leigo, os verbetes são altamente sucintos e simplificados, não ambicionando mais do que dar uma primeira noção sobre o significado de cada item. ... Por outro lado, mantendo como meta ser direto e informativo, o glossário recorre ao uso amplo de neologismos como “roteadores”, “acrônimos”, etc., que o leitor nos perdoará.

Glossário de termos técnicos sobre redes decomputadores

-2

agente Um programa de computador ou processo que opera sobre uma aplicação cliente ou servidor e realiza uma função específica, como uma troca de informações. Ver também: aplicação

alias Significa segundo nome ou apelido. Pode referenciar um endereço eletrônico alternativo de uma pessoa ou grupo de pessoas, ou um segundo nome de uma máquina. É também um dos comandos básicosdo UNIX.

ANSI Acrônimo de American National Standards Institute, uma organização afiliada à ISO e que é a principal organização norteamericana envolvida na definição de padrões (normas técnicas) básicos como o ASCII.

aplicação Programa que faz uso de serviços de rede tais como transferência de arquivos, login remoto e correio eletrônico.

archie Um serviço de busca de arquivos armazenadosem FTP anônimo. Pouco disseminado no Brasil.

Glossário de termos técnicos sobre redes de computadores

-3

ARPANET Advanced Research Projects Agency Network. Rede de longa distância criada em 1969 pela Advanced Research Projects Agency (ARPA, atualmente Defense Advanced Projects Research Agency, ou DARPA) em consórcio com as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA, com oobjetivo específico de investigar a utilidade da comunicação de dados em alta velocidade para fins militares. É conhecida como a rede-mãe da Internet de hoje e foi colocada fora de operação em 1990, posto que estruturas alternativas de redes já cumpriam seu papel nos EUA.

ASCII American Standard Code for Information Interchange. Trata-se de um esquema de codificação que atribui valores numéricosàs letras do alfabeto, números, sinais de pontuação e alguns símbolos especiais para ser usado em computadores e dispositivos de armazenamento eletrônico de dados.

assinatura 1. Um arquivo (tipicamente de três ou quatro linhas) que as pessoas inserem no fim de suas mensagens; 2. Ato de subscrever uma lista de discussão ou newsgroup; 3. Informação que autentica uma mensagem.

backbone Ainterconexão central de uma rede internet. Pode ser entendido como uma espinha dorsal de conexões que interliga pontos distribuídos de uma rede, formando uma grande via por onde trafegam informações.

baud rate Medida de taxa de transmissão elétrica de dados em uma linha de comunicação. Mede o número de sinais elétricos transmitidos por unidade de tempo. Ver também: bps.

Glossário de termos técnicossobre redes de computadores

-4

BBS Bulletin Board System é um sistema que, tipicamente, oferece serviços de correio eletrônico, repositório de arquivos (de programas, dados ou imagens) e outros serviços tais como conversação on-line. Seus assinantes, usualmente, obtém acesso através de linhas telefônicas (isto é, de voz) utilizadas via computador pessoal e modem.

BITNET Because It's TimeNetwork. Rede de computadores formada em maio de 1981 para interconectar instituições educacionais e de pesquisa, fazendo uso de um protocolo chamado RSCS (Remote Spooling Communication System). Teve seu tráfego encerrado em 1996.

bps Uma medida da taxa de transferência real de dados de uma linha de comunicação. É dada em bits por segundo. Variantes ou derivativos importantes incluem Kbps...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS
  • GLOSSARIO TERMOS TECNICOS SUCROALCOOLEIRO
  • Glossário de Termos Técnicos Gastronomicos
  • Glossário de termos técnicos
  • Glossário de termos Técnicos de Informática
  • Glossário de termos técnicos agropecuários
  • glossario termos tecnicos de mineração
  • glossário de termos técnicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!