Glossário de botânica geral e comparada ii

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2013
Glossário de Botânica Geral e Comparada II

Abscisão foliar: separação da folha de um ramo, sem que o mesmo seja danificado.

Figura 1 Abscisão foliar
Figura 2 Acao do acido abscísico
Figura 2 Acao do acido abscísico
Acido Abscísico: Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre emdiversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva.

Adubação foliar: é uma técnica agrícola usada tanto por produtores amadores quanto por profissionais e consiste no fornecimento de nutrientes para as plantas através de suas folhas mediante o uso de adubos foliares.

Figura 3 pulverização desoluções de adubos nas folhas
Auxina: são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz:

Figura 4 Ação da Auxina
Figura 4 Ação da AuxinaCitocinina: [Gr.kytos:reservatório+kinein:mover] substancia que faz parte das classes do crescimento de plantas desempenhando funções na senescência, na divisão celular e em outros fenômenos.

Figura 5 Ação hormonal e desenvolvimento dos vegetais.
Complexa antena: nome dado ao complexo coletor de luz, presente na membrana do tilacóide.
É um conjunto de proteínas integrais de membrana, associadas(ligadas quimicamente) a moléculas de pigmentos. Os pigmentos, no caso de vegetais são a clorofila b, clorofila a e carotenoides.

Figura 6 Complexo de antena
Dormência: condição em que a atividade normal esta suspensa, como em algumas sementes e gemas.

Figura 7 Dormência de sementes
Etileno: hormônio vegetal que em sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisãofoliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células.nxertia: é a união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistemaradicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. O seu desenvolvimento é rápido, o que facilita a reconstituição de um plantio perdido por pragas.

Figura 8 Etileno: Amadurecimento e abscisão
Estaquia: conhecida também como “multiplicação por estacas”, é um meio de reprodução assexuada(propagação vegetativa), muito utilizada nas produções de mudas de plantas, principalmente as ornamentais e frutíferas. 
O método consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.

Figura 9 Multiplicando plantas por meio de estacas.
Estômato: [Gr.stoma: boca, abertura].Pequena abertura na epiderme de uma planta que permitetroca gasosas; delimitado por um par de células-guarda cujo status osmótico regula o tamanho da abertura.

Figura 10 Estômato tem duas células estomáticas (células-guarda), fenda (ostíolo), cujo o grau de abertura depende da turbulência celular.
Fitocromo: [Gr.phyton: planta+chroma:cor] pigmento vegetal que regula um grande numero de fenômenos de desenvolvimento e outros em plantas; podeexistir em duas formas diferentes, uma das quais é ativa e a outra não. Luzes de diferentes comprimentos de onda possam dirigi-la de uma forma a outra.

Figura 11
A fotoconversão da forma do fitocromoproteinas Fv a Fve é induzida por
comprimento de onda doproteinas vermelho (V) e por luz azul, 
e a reversão de Fveproteinas a Fv é induzida por comprimento de onda 
doproteinas vermelho-extremo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glossário
  • Glossário Botânica
  • botanica geral
  • Familia Meliaceae-Botanica II
  • 8apostila Botanica II
  • conceito geral de botanica
  • Pratica botanica ii
  • ADMINISTRA O GERAL II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!