Glossário com termos técnicos de design

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Nome: Sarah de Marcos Veiga
Nº.: 32
2º DIA
Nome: Sarah de Marcos Veiga
Nº.: 32
2º DIA
Glossário,
Estilos e Tendências
Glossário,
Estilos e Tendências

No final do seculo passado, enquanto a maquina ameaçava em uniformizar o mundo, o homem reagiria imprimindo em tudo sua marca pessoal. É assim, em resposta aos grandes momentos historicos, que nascem os estilos, variando de acordo com aevoluçao das tecnicas e das condiçoes geograficas de cada país. Para os estudiosos, um estilo só é legitimo quando compreende a arquitetura, as artes, a decoraçao o mobiliario e os objetos. As formas de ambientaçao que conhecemos – clean, contemporania, etnica e outras – podem ser classificadas como tendencias. A seguir alguns estilos e tendencias:

* Art Nouveau (pron. Ar-nuvô): Nome com queo Modernismo se consagrou na França, a partir de 1890, usando elementos do clássico e do barroco, linhas ondulante e temas vegetais. O estilo queria eliminar a distinção entre as “belas artes” (... pintura, escultura,...) e as “artes aplicadas”, entre elas a decoração.

* Art Déco (pron. ar-decô): caracteriza-se por linhas aerodinâmicas. Formas geométricas e cores vivas. Começa no entreguerras (1918-39) e convive com Le Corbusier e a Bauhaus. Os receptores de rádio foram a marca registrada da época.


* Bauhaus: formas geométricas e simples são caracterizadas deste estilo formado por Walter Gropius, na Alemanha em 1919. Estilo com forte influência sobre o desenho industrial do séc. XX, o Bauhaus herdou conceitos do Funcionalismo, valorizando a praticidade e a beleza.

*Clean: do inglês, limpo. Princípio de decoração contemporânea, que elege a simplicidade e abandona detalhes desnecessários.



* Clássico: peças que nunca saem de moda. Móveis e objetos com linhas simples, funcionais e sóbrias. Pode ser representado por móveis antigos ou contemporâneos.

* Colonial: corresponde ao barroco europeu. Na época, o Brasil era colônia e esse estilo sereproduziu, aqui, características barrocas.

* Eclético: não é estilo, mas a mistura de estilos. Pode parecer uma tendência recente, mas já permeava os ambientes do séc XIX. Hoje em dia, o ecletismo é praticado sob o rótulo de pós-modernismo.

* Funcionalismo: a partir do início deste século, as rápidas transformações industriais trazem a preocupação com a utilidade dos espaços e objetos(função) e não só com sua forma. Cada objeto deve ter uma função. O raciocínio se desenvolve e, a partir dos anos 70, apenas uma utilidade não basta: funcionalidade passa a ser sinônimo de múltiplo uso.

* High-tech (pron. raitec): do ingles, alta tecnologia. Decoração baseada em materiais industrializados como aço, plástico, vinil e borracha.

* Pós Moderno – São releituras einterpretações de outros estilos. Ecletismo e funcionalidade estão entre as palavras de ordem.

Glossário:
Glossário:

1)Aparador – Móvel da sala de jantar, relativamente longo, que acompanha a mesa de refeições. Seu tampo é utilizado para os pratos ou travessas com comida durante o almoço ou jantar, bufe.


2)Arandela – Todo e qualquer aparelho de iluminação apoiado em paredes.


3)Balaústre– pequena coluna (ou pilar) que, alinhada lado a lado, sustenta corrimãos e guarda corpos. Tem origem no termo latino balaustrum, nome da flor da romã, cuja forma inspirou os primeiros balaústres.

4)Baldaquim – Cobertura de tecido estendida sobre o leito sustentado por colunas.


5)Bay-Window – Janela projetada para fora dos edifícios. Surge no período Georgiano (Inglaterra). Só noandar térreo dos edifícios.

6)Bergére – Poltrona para leitura, de espaldar côncavo e não muito alto, que se prolonga para os lados, formando uma superfície continua com os braços. Almofadão solto no assento.


7)Boiserie – Revestimento de parede com painéis de madeira adornados com baixos relevos típicos do século XVII XVIII, as boiseres muitas vezes são pintadas de branco com relevos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS
  • GLOSSARIO TERMOS TECNICOS SUCROALCOOLEIRO
  • Glossário de Termos Técnicos Gastronomicos
  • Glossário de termos técnicos
  • Glossário de termos Técnicos de Informática
  • Glossário de termos técnicos agropecuários
  • glossario termos tecnicos de mineração
  • glossário de termos técnicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!