Glocal Nossa Pegada Ecol Gica

573 palavras 3 páginas
Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente, Cultura e Matemática Cotidiana.
Edital para a Seleção de Artigos, Ensaios e Resenhas para Publicação

Nossa Pegada Ecológica

Poderão nossos filhos acompanhar o rastro deixado por nós no consumo dos recursos ambientais planetários?

Todo pai ou mãe sonha em traçar um bom caminho a ser ensinado a seus filhos, de modo que estes possam seguir suas pegadas e desfrutarem de uma vida farta e próspera. Contudo, se vivemos em um mundo de possibilidades ilimitadas, mas a trajetória ocorre em um planeta finito. A expressão Pegada Ecológica (do inglês ecological footprint) refere-se a quantidade de recursos naturais (i.e. quantidade de terra, água, energia, etc) necessária para sustentar o padrão de vida de um individuo ou comunidade, considerando todos os recursos materiais e energéticos gastos em determinado período de tempo.
A pegada ecológica da humanidade foi estimada pela primeira vez em 1961, estando em cerca de metade do que o planeta podia prover. Em 1986, pela primeira vez, as demandas humanas superaram a biocapacidade planetária, o que se propaga até a atualidade (Olho). Atualmente, estima-se uma pegada ecológica humanitária anual de 1,4 planetas Terra, ou seja, a Terra levaria um ano e quatro meses para regenerar o que consumimos em um único ano.

A razão pode ser expressa em área por habitante. A pegada ecológica per capita representa uma forma de comparação entre consumos e estilos de vida individuais, bem como os limites em seu fornecimento pelo meio ambiente: pelo lado da demanda, crescem a população e o consumo per capita; pela oferta, diminuem os recursos disponíveis. A capacidade biológica da Terra é de aproximadamente 1,3 hectares por habitante (1,8 ha/hab se consideradas as águas marinhas). Em 2003, a humanidade excedeu a biocapacidade do planeta em 20%. Como exemplos, cada norte-americano utilizou, exorbitantemente, o equivalente a 9,6 hectares, e cada chinês consumiu o correspondente a 1,6 ha.

Relacionados