Globalização: como ela é apesentada à sociedade e como ela acontece de fato.

962 palavras 4 páginas
Globalização: como ela é apesentada à sociedade e como ela acontece de fato. Rayane Leite

A partir da leitura dos textos sugeridos e de assistir o vídeo que mostra a visão do sábio Milton Santos (e do qual agora compartilho as mesmas ideias), é possível abrir o pensamento para novas reflexões e obter uma visão do ponto de vista real do processo da globalização.
Como experiência pessoal, essa atividade proposta, foi para mim, emocionante e reveladora. Me vi como integrante da massa, que influenciada por uma mídia formadora de opinião (que não reproduz a informação, mas sim a interpreta favorecendo seus próprios interesses, e a utiliza como uma grande ferramenta de manipulação), e políticas que exaltam o consumismo sem nenhuma responsabilidade, têm a visão deturpada de como esse processo realmente acontece.
As empresas em busca LUCRO, novos mercados consumidores, matérias-primas e mão de obra mais baratas (que obtêm de forma exploratória, através de uma divisão de trabalho injusta e desigual), se introduzem em países periféricos sob os argumentos de que trarão desenvolvimento econômico, expansão do mercado, e a diminuição de preços para o consumidor final. Isso é a chamada globalização fabulosa.
Mas na verdade essas organizações não estão nem um pouco preocupadas com a condição social da maioria da população desses países "emergentes" que vivem na pobreza e não têm acesso a princípios de subsistência básicos como a saúde, educação e segurança de qualidade. "As grandes empresas não tem responsabilidade social, não tem responsabilidade moral e é por isso que desorganizam os territórios tanto socialmente como moralmente."
Por outro lado os países de onde essas organizações se originam, recebem todo o lucro provindo dessas verdadeiras explorações e se desenvolvem com o investimento desse lucro na criação de novas tecnologias. Além disso, se mobilizam contra a

Relacionados

  • ESTUDOS INTEGRADORES
    48181 palavras | 193 páginas
  • FATORES MOTIVACIONAIS NA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
    20456 palavras | 82 páginas