Globalizacoa

593 palavras 3 páginas
GLOBALIZAÇÃO

Pontos positivos e negativos
Quanto mais integração entre diferentes culturas, povos e países melhor. Assim, a globalização olhanda sob quase todos os ângulos representa avanços p/ humanidade, tendo muito mais pontos positivos a serem lembrados do que nuances negativas.

Mas se é para citá-los, eu diria que o principal efeito negativo foi (e ainda vem sendo) a piora na renda da população dos países ricos industrializados, que são sem dúvida, os que mais tem "perdido" com a globalização nos últimos trinta anos. O que para eles é ruim, para nós ocorre um contrapeso inverso. Nos países em desenvolvimento, a globalização tem sido benéfica para muita gente - tanto trabalhadores quanto empresários (vide exemplo China, Índia, Malásia) diferente dos países de primeiro mundo, onde a globalização tem beneficiado praticamente só os acionistas das empresas, enquanto que a renda do operariado está caindo.

Essa assimetria ocorre porque plataformas de produção em países ricos estão cada vez mais integradas com suas correspondente em nações em desenvolvimento, lugares onde o custo de mão-de-obra é bem mais barato. Isso provoca a transferência de empregos e a terceirização. Uma tendência evidente há anos no setor industrial, mas que graças aos avanços da tecnologia de informação está ganhando força também atualmente na área de serviços, sobretudo na Ásia.

- Vide o salto ocorrido no Leste Europeu pós-integração à UE.
- Vide o salto dos próprios tigres asiáticos.

Por isso que se vêem hoje tantas reclamações, pressões e ameaças crescentes de protecionismo no discursso de nações como França, EUA, Japão etc...
As Consequências da Globalização
A Globalização tem conseqüências positivas e negativas.

Positivas:
- Com a globalização, os países têm acesso a novas tecnologias, o que permite que a população tenha mais conhecimento e se desenvolva cultural e economicamente.
Culturalmente, o país acaba recebendo “influências” de outros países,

Relacionados

  • Empreendedorismo - adm
    1267 palavras | 6 páginas
  • Saúde publica
    1476 palavras | 6 páginas