Globalizacaoeducacao

8713 palavras 35 páginas
Globalização e Educação: Uma Introdução

Nicholas C. Burbules e Carlos Alberto Torres

(Do Livro: “Globalização e Educação – Perspectivas críticas”- org. Nicholas C. Burbules e Carlos Alberto Torres / Porto Alegre:2004, Artmed Editora, pp. 11-25)

DA EDUCAÇÃO NO ILUMINISMO À EDUCAÇÃO GLOBALIZADA: IDÉIAS PRELIMINARES

Este livro reúne um grupo notável de au­tores internacionais para discutir a questão de como a globalização está afetando a política educacional em vários Estados ao redor do mundo. Os autores apresentam visões bastante diferentes sobre a "globalização". Para alguns deles, o termo refere-se ao surgimento de insti­tuições supranacionais, cujas decisões moldam e limitam as opções de políticas para qualquer Estado específico; para outros, ele significa o impacto avassalador dos processos econômicos globais, incluindo processos de produção, con­sumo, comércio, fluxo de capital e interdepen­dência monetária; ainda para outros, ele denota a ascensão do neoliberalismo como um discurso político hegemônico; para uns, ele significa principalmente o surgimento de novas formas culturais, de meios e tecnologias de comunicacão globais, todos os quais moldam as relações de afiliação, identidade e interação dentro e através dos cenários culturais locais; e para ou­tros, ainda, a "globalização" é, principalmente, um conjunto de mudanças percebidas, uma construção usada pelos legisladores para inspi­rar o apoio e suprimir a oposição a mudanças, porque "forças maiores" (a competição global, respostas a exigências do FMI e do Banco Mun­dial, obrigações para com alianças regionais, e assim por diante) não deixam "nenhuma es­colha" ao Estado, além de agir segundo um conjunto de regras que não criou. É claro que cada um dos autores cita a complexa interação entre esses fatores diversos, atribuindo-lhes di­ferentes pesos e relações.
Solicitamos que cada autor se concen­trasse em um conceito que consideramos cen­tral para entender o impacto específico da globalização sobre

Relacionados