Globaliza O Neoliberalismo E A Estrat Hellip

2361 palavras 10 páginas
Resenha: Globalização, Neoliberalismo e a Estratégia do Poder: os Jogos não Estão Feitos – Eurico de Lima Figueiredo
Para explicar o surgimento do sistema atual da globalização, o autor busca fazer alguns reconhecimentos de termos que definem a mesma. Entre eles está o capitalismo, que transformou a ordem feudal para seu modelo de trabalho e as grandes navegações, que foram as primeiras a espalhar pelo mundo o estilo de vida e a política vigentes na Europa da época. Pode ser feita uma comparação entre a Escola de Sagres da época com o Cabo Canaveral no século XX. Havia também uma intenção de olhar para dentro, além de para fora, para formar os Estados centralizados como são até hoje.
Era de grande interesse da burguesia este intercâmbio entre nações, o isolamento local acaba e dá lugar a sistemas mundiais. O capitalismo surge em qualquer lugar que se encontre negociantes interessados na circulação de seu capital, sendo uma norma para todas as empresas que se ocupam das atividades cotidianas. O termo globalização tem um caráter muito plural por envolver não apenas relações entre diferentes Estados, dentro das organizações internacionais (FMI, ONU, etc.) mas também entre organizações não governamentais e empresas multinacionais. Sendo que os Estados, que possuem seus próprios interesses inseridos dentro de sua sociedade, não estão livres das multinacionais, que tem total influência tanto na economia estatal como na mundial. Há uma teoria de que a globalização levaria a população a formar uma sociedade global, uma única sociedade.
Para entender o neoliberalismo, precisa-se entender o liberalismo clássico, mesmo esse não sendo completamente abordado pelo primeiro. Esse se baseava na liberdade e propriedade como elementos inseparáveis (sendo essa a essência do liberalismo) e a concepção de contrato. A relação de liberdade só serviu para legitimar as relações de cima para baixo na sociedade, dos burgueses e nobres para os servos e camponeses.
O aparelho estatal

Relacionados