globalizaçao do crime

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
A Globalização do Crime
Diretor da PF avalia que a globalização intensifica tráfico internacional de drogas
O fenômeno da globalização reflete em setores que vão além da economia mundial,passando, inclusive, por atividades ilícitas. A avaliação foi feita pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Corrêa, ao falar sobre o treinamento policial unificado entre países da AméricadoSul e África para reduzir o tráfico de drogas para o continente europeu.
“A movimentação de pessoas hoje esta facilitada no mundo, as barreiras e fronteiras foram minimizadas . . .”
Agentes eperitos de países africanos como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Além de nações sul-americanas como Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai começaram a ser treinados pelaPFbrasileira, em parceria com o Escritório das nações Unidas Contra Drogas e Crime (Unodc).
O curso tem a duração de quatro meses e meio e tem como objetivo reduzir a rota de tráfico das drogas quesaem da América do Sul rumo à Europa, passando por países do continente africano.
Segundo o Relatório mundial sobre Drogas, publicado pelo Unodc em 2007, os países mais citados na rota dacocaína que sai daAmérica do Sul para a Europa e que passa pela África são Brasil, Peru e Venezuela. Dados apontam ainda que um quarto de toda a cocaína consumida na Europa chega ao continente por meio depaíses africanos.
Desde 2005, cerca de 33 toneladas de cocaína foram apreendidas no oeste da África. A cocaína é contrabandeada por um valor estimado em quase US$ 2 bilhões.
Terror e a Guerra Global
O “TERROR GLOBAL” EA LINGUAGEM DA “GUERRA AO TERROR”
A Doutrina Bush identifica a resistência armada ao terrorismo e empurra os grupos fundamentalistas nacionais para os braços do “terror global”de Osama Bin Laden.
No debate político contemporâneo, confunde-se muito facilmente o terrorismo com o fenômeno geral da resistência armada à opressão dos Estados. Esta última atividade tem sido umtraço destacado do mundomoderno – em especial em situações de domínio de potências ocidentais ou coloniais – e abrangeu, em tempos mais recentes, as atividades do Congresso Nacional Africano contra oregime do apartheid na África do Sul, assim como a OLP na Palestina, a guerrilha no Afeganistão (...). O direito geral à resistência e, quando existe uma coação extrema, a pegar em armas costuma serreconhecido no discursopolítico moderno e também na legislação: constituiu o fundamento do respaldo de Reagan à revolta contra os regimes comunistas no Terceiro Mundo na década de 80 e do anteriorrespaldo comunista às guerras de libertação nacional nas décadas de 50 e 60. Este direito é também uma valiosa parte da herança da reflexão política, no Ocidente e no Oriente, ao longo de muitos séculos: atradição política e legalcristã rendeu homenagem a este princípio, abraçado entre outros por John Locke e os “pais fundadores” dos Estados Unidos. (Fred Halliday, “Terrorismo y perspectivashistóricas”, Vanguardia, Dossier n. 10: Terror Global, Barcelona, 2004).
O terrorismo não é a resistência armada contra a opressão, a ocupação ou a dominação colonial. Terrorismo é a ação política contra opoder estabelecidocaracterizada pelo emprego de atos de violência dirigidos a civis, líderes políticos ou militares não-combatentes
Geografia das redes Mundiais
O espaço de fluxos é a organização material das práticas sociais de tempo compartilhado que funcionam por meio de fluxos. Por fluxos, entendo as seqüências intencionais, repetitivas e programáveis de intercâmbio e interação entre posições fisicamente desarticuladas,mantidas por atores sociais nas estruturas econômica, política e simbólica da sociedade'.
Ao analisar o fluxo de riquezas e poder numa perspectiva histórica, Friedman (1996) conclui que, após o fim do imperialismo (primeira grande guerra) e do neo-colonialismo (segunda grande guerra), o evento de maior impacto na configuração de fluxos de informação mundial foi o desenvolvimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • globalização do crime
  • A globalização do crime
  • Globalização do crime
  • Globalizaçao do crime
  • Globalização do crime
  • Globalização e o crime
  • A globalização do crime
  • A globalização do crime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!