Globalização

Páginas: 8 (1801 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2011
| Sociologia |
| Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa
Cadeira: Modernidade e Globalização
Docente: Professor Doutor David Justino |
| |

[Modernidade, Racionalismo, Capitalismo – Max Weber] |
Discente: Célia Maria Cristo Falé Madeira, Nº 30810 |

Citando Anthony Giddens, a modernidade é sinónimo de sociedade modernaou civilização industrial. Está associada a um conjunto de atitudes perante o Mundo, como a ideia de que o Mundo é passível de transformação pela intervenção humana; um complexo de instituições económicas, em especial a produção industrial e a economia de mercado; toda uma gama de instituições politicas, como o Estado Nacional e a Democracia em massa. A modernidade é muito mais dinâmica do quequalquer tipo de ordem social pré-existente. É uma sociedade, um complexo de instituições, que vive no futuro e não no passado.

São estas as principais linhas do Mundo Moderno, e os dois autores clássicos que mais contribuíram foram Karl Marx e Max Weber.
Karl Marx foi o economista e sociólogo do regime capitalista. Tinha uma formação económica notável e a sua obra-prima “O Capital”, é o centrodo seu pensamento económico e uma análise do funcionamento da sociedade capitalista da época. Considera que as sociedades modernas são industriais e cientificas em oposição às sociedades feudais do passado, direccionando o seu pensamento para os conflitos entre o proletariado e os capitalistas, característica das sociedades modernas, onde se revela a sua natureza e se pode prever o seudesenvolvimento histórico.
Marx em O Capital, define a essência do capitalismo como sendo a busca do lucro, isto é, os detentores da propriedade privada e dos instrumentos de produção têm como finalidade a obtenção do lucro.
A troca de mercadoria por mercadoria, não conduz ao lucro ou excedentes de produção, porque estamos numa relação de igualdade. No capitalismo, o produtor troca a sua mercadoria pordinheiro com a finalidade de obter mais dinheiro do que o custo que teve com a produção, obtendo assim o seu lucro. O valor de uma mercadoria é proporcional á quantidade de trabalho nela incluído e o seu preço de mercado varia em função da oferta e da procura. O valor do trabalho é o salário que o capitalista paga ao assalariado pela sua força de trabalho. Este salário é inferior ao valor acrescentadodo seu trabalho, ou seja, o operário produz mais do que o valor que recebe, gerando-se assim mais-valia para o capitalista.
Á parte do dia de trabalho necessário para a produção do salário do operário, Marx chamou de trabalho necessário, o restante de sobretrabalho. O valor produzido pelo sobretrabalho é a mais-valia ou lucro do capitalismo. Portanto, temos uma mercadoria que é paga por umvalor e que é capaz de produzir mais do que esse valor - o trabalho humano.
A existência destas duas fontes de rendimento origina, segundo Marx, duas grandes classes: o proletariado e a burguesia capitalista. Definindo classe como um conjunto de pessoas com o mesmo fim em relação aos meios de produção.
Nas sociedades feudais as duas classes principais eram os que possuíam a Terra e os que acultivavam. Nas sociedades industriais as duas classes principais são os que detêm os meios de produção (capitalistas) e aqueles que vendem a sua força de trabalho (proletariado).
Marx argumentou que se estabelece uma relação de exploração entre estas classes, porque os trabalhadores produzem mais do que o necessário e não têm acesso á riqueza produzida pelo seu trabalho, continuam pobres em detrimentodos capitalistas que acumulam toda esta riqueza e a usam em seu proveito. As diferenças que separam a classe trabalhadora da classe capitalista são muito acentuadas, e a relação de exploração que se estabelece entre ambas conduz á luta de classes, motor da história e caminho para uma revolução que dará origem a uma sociedade igualitária, sem classes.
Max Weber, também considerava que a sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!