Globalização

Páginas: 10 (2448 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O que é globalização?
A globalização é um processo de integração econômica entre países, que os torna ligados, unidos e dependentes na livre circulação de produtos, serviços, de capitais (dinheiro), de pessoas, de ideias e tecnologias. Este seria um conceito clássico sobre o que é globalização, mas para entender esse processo será necessário refletir ainda mais.
Podemos dizer que a globalizaçãocomeçou com as Grandes Navegações que deram a oportunidade a Europa iniciar uma forte relação comercial e cultural com o mundo e descobrir novos continentes.
 
Estudos teóricos concluíram que o fenômeno da globalização resulta de três aspectos ou forças poderosas: a revolução tecnológica, a interdependência dos mercados financeiros em escala planetária e a formação de áreas de livrecomércio. Portanto, a globalização é o processo de integração do espaço mundial caracterizado pelo fluxo intenso de capitais, serviços, produtos e tecnologias entre os países, o que resulta num mundo interligado por transações econômicas que movimentam capitais volumosos.

Globalização - vantagens e desvantagens
Como muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta vantagens edesvantagens. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora orelacionamento com outros países, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.

Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e apenas 25% dos investimentos internacionais vão para as nações em desenvolvimento, o que faz disparar número de pessoasque vivem em extrema pobreza. com menos de 1 dólar por dia. Alguns economistas afirmam que nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica (que são responsáveis pela automação da produção) são as principais causas do aumento do desemprego.

A globalização também pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em paísesmais pobres, explorando a matéria prima e se aproveitando da mão de obra barata.
Vantagens e Desvantagens da Globalização
Hoje em dia na sociedade é possível encontrar diversos fatores que proporcionam diversas mudanças no dia-a-dia e nos aspectos de todo o mundo. Além disso, tais fatores também podem causar benefícios e muitas vantagens e ao mesmo tempo também pode vir a nos causar diversosaspectos negativos, ou seja, a desvantagem de tais fatores. Um dos fatores que mais influencia na sociedade moderna é a globalização. Como o seu próprio nome já diz a globalização é um fenômeno social no qual o mesmo abrange uma escala global, dessa forma, originando o termo “globalização”. Aglobalização é resultado de uma integração mundial, ou seja, uma integração de caráter global no qual a mesma sedivide em aspectos econômicos, culturais e políticos.
Para quem não sabe a globalização também é parte do capitalismo, que muitas pessoas contestam. A globalização faz parte da fase ou até mesmo o módulo mais avançado do capitalismo. Com a queda geral do socialismo e sistema capitalista se ascendeu ao mundo, dessa forma, também dando início ao período daglobalização. Além disso, podemos destacarcomo fatores impulsivos para a globalização as revoluções em meios tecnológicos e nos meios de transportes.
Vantagens da Globalização
Podemos destacar diversas vantagens que são resultantes da globalização. Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhando a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço foi sendo mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!