Globalização

Páginas: 9 (2225 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A globalização definiu para o mundo uma nova organização do espaço geográfico, impactando todas as regiões do mundo, ampliando diferenças entre os países desenvolvidos e dos a caminho do desenvolvimento, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gera expansão do capitalismo, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seuempreendimento até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois, a comunicação na era da globalização permite tal expansão, porém, a consequência é o aumento da competitividade.
Manifestos surgem no mundo todo, com relação as consequências negativas que a globalização traz para os países, das quaisos atingem incluindo os desenvolvidos. Esses movimentos partem de um princípio de que, as multinacionais conquistaram tanto poder que estão moldando o mundo segundo seus interesses econômicos.












1. Globalização
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entrediferentes países.
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
Isto é possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias após a Terceira Revolução Industrial. Desde a década de 70, graças aos chips, tem se conseguido construir computadores cada vez menores e mais rápidos. Com isso, houve um grande desenvolvimento nas produções, nos transportes, comunicações e outros meios tecnológicos. A revoluçãotecnológica facilitou o fluxo de informações em escala. Neste período cientifico-tecnológico, o capitalismo integrou muitos países em um único sistema.
1.1 Como surgiu a globalização
A globalização não é uma realização do presente, vem de longa data. Tudo começou há muito tempo quando povos primitivos passaram a explorar o ambiente em que viviam. No século XV os europeus viajavam pelos mares afim de ligar Oriente e Ocidente, a Revolução Industrial foi outro fator que permitiu o avanço de países industrializados sobre o restante do mundo.
No final dos anos 70, os economistas passaram a usar o termo “globalização” nas discussões econômicas para facilitar as negociações entre os países.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercadosconsumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, e outros meios de comunicação. 
Vários países tiverammuita necessidade de expandir os seus mercados, e isso fez com que começassem a abrir-se para os produtos de outros países. Isto vem comprovar que a globalização da economia é o processo através do qual se expande os mercados e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer a quando esse movimento de expansão. Em termos económicos, a globalização caracteriza-se pela total liberalização decirculação de pessoas, bens e serviços.Com a abertura das fronteiras e a livre circulação de bens e serviços entre vários países
1.2 A hegemonia do capital financeiro
Desde a invenção da moeda pelos gregos nos primeiros séculos da civilização humana, o dinheiro é parte indiscutível da vida, de forma individual ou coletiva. Entretanto esse recurso representativo ganhou destaque e ascendeu a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização
  • globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!