globalização

Páginas: 6 (1489 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Globalização e Neoliberalismo
A globalização é um processo de integração principalmente econômica, mas também cultural, social e política. Esse fenômeno iniciou-se a partir das grandes navegações e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Na era dos Descobrimentos esse complexo fenômeno surgiu devido às necessidades que os portugueses tinham de formar relações com o comércio marítimode diferentes continentes (mercantilismo) com isso, interagiu e aproximou pessoas e mercadorias.
A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios. Em consequência houve a consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expandir o fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas dacomunicação, especialmente com o surgimento da internet foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. É evidente que a problemática da globalização tem inquietado muita gente, uns alegam que se trata de uma realidade muito antiga, outros afirmam que é uma ideologia do neoliberalismo, alguns tratam os processos de integração regional (blocos econômicos) seriam uma reação de autodefesadas economias nacionais embora outros tantos afirmem que o regionalismo revela-se uma forma de atenuar o impacto do globalismo sobre o nacionalismo. São muitos os que se revelam incomodados com a sucessão de acontecimentos simultaneamente sociais, econômicos, políticos e culturais.
O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentaçãoe na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento dos países. Existem as vantagens e desvantagens desse fenômeno, talvez uma das maiores desvantagens possa estar na globalização dos crimes, assim como na economia, os crimes têm alcançado grandes dimensões devido a perda da força dos obstáculos, distâncias e fronteiras por influência da globalização eos avanços tecnológicos que ela trouxe, tornando mais fácil a movimentação de pessoas, de informação e de capitais. Não existem barreiras geográficas que atrapalhem os objetivos de facções criminosas cometerem seus delitos.
Também outra negativa da globalização é a concentração da riqueza, a maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos e somente uma pequena parcela dosinvestimentos vão para as nações em desenvolvimento. A globalização e a revolução tecnológica e científica são as principais causas do aumento do desemprego, esse fenômeno pode desvalorizar a cultura nacional de um determinado país, quando países mais ricos se instalam em países mais pobres explorando a matéria-prima e aproveitando a mão de obra barata. No que se refere às vantagens a abertura foi fundamentalno combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, melhora a relação do país com os outros países na participação das trocas comerciais internacionais e traz cultura de outros lugares. Em suma, na globalização se pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, mas utilizando a matéria-prima que foicomprada em outro país. O que predomina, na época em que se dá a globalização, é a visão neoliberal do mundo. Em todos os países, as práticas e as ideias neoliberais estão presentes e ativas, concretizam-se de modo irregular e contraditório, defrontam-se com realidades sedimentadas no que se refere seja às atividades, organizações e diretrizes econômicas, políticas e sociais, seja às tradiçõesculturais, compreendendo instituições, modo de vida e trabalho, formas de sociabilidade e outras características próprias de cada povo, coletividade, tribo, nações e nacionalidade e isso muitas vezes é um obstáculo à disseminação dessas práticas e ideias neoliberais.
O neoliberalismo compreende a liberação crescente e generalizada das atividades econômicas, englobando produção, distribuição, troca e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!