GLOBALIZAÇÃO

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
PORQUE PODEMOS DIZER QUE GLOBALIZAÇÃO É UM MITO?
A “globalização” hoje, em grande discussão traz exagero e ilusões acerca da integração social, política, econômica e cultural do mundo globalizado.Assim, faz necessária cautela a fim de estudar, analisar os aspectos positivos e negativos que a mesma pode oferecer. É este fenômeno um mito?
A “globalização” vista como um fenômeno de integraçãosocial, econômica e cultural do mundo é um mito. Pois,traz riquezas para as grandes potencias,desanima ás culturas nacionais e diferenças sociais.
A internacionalização tem levado países emdesenvolvimento á subordinação comercial e financeira das grandes mercados dominantes. Enquanto estes ampliam seu capital, sejam na venda de produtos supérfluos de transações financeiras, aqueles nãoperpartidos, empobrece diante da concorrência de mercado, empréstimos, queda nas exportações e iniciativas de produção nacional.
Outro fato que comprova exagero da mundialização está relacionado ao aspectocultural, onde a classe dominante interfere na cultura de um povo, influenciando o modo de vestir, comer, de valores morais e éticos, de maneira persuasiva, através do acesso rápido e prático nas áreas decomunicação.
Segundo Paulo Batista Junior, a mundialização revela um comportamento ideológico que serve a propósito variado desde a publicidade que ajuda a vender produtos supérfluos á contribuiçãopara os mercados internacionais dominantes, de acordo com seus interesses, ingênuos e despreparados
Além disso, as inverdades acerca desse processo, não inovadora, onde países tiveram como resultadoda colonização e do imperialismo, o empobrecimento, reforça a ideia da desigualdade social com o desemprego, o não acesso ás políticas públicas de saúde, educação, moradia.
Logo nota-se mitos sobreos benefícios do mundo globalizado. É preciso cautelar a fim de estudar e analisar os exageros e injustiças impostas pelas nações que detêm e usam uma falsa visão de futuro para “um mundo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • Globalização
  • Globalização
  • globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!