Globalização

Páginas: 4 (791 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Neoliberalismo




Resumo partes do livro
Neoliberalismo: A Tragédia Do Nosso Tempo





Há mais de dez anos a humanidade vive mais uma tragédia: a hegemonia ideológica e política doNeoliberalismo. Hoje, poucas regiões no mundo estão livres das conseqüências desastrosas da implementação do ideário Neoliberal. No Terceiro Mundo, por exemplo, dois são os objetivos básicos domoderno Liberalismo. O primeiro deles é a fragilização do Estado Nacional, ao menos na medida em que o setor público represente limites à restrita integração dos países subdesenvolvidos à lógica daGlobalização financeira e especulativa. O segundo é a destruição das mais variadas expressões dos movimentos populares de resistência política aos desígnios dos mercados e da economia desregulada (emparticular, os sindicatos).
Nos países desenvolvidos, por sua vez, os objetivos básicos são, fundamentalmente, os mesmos. No entanto, são bem distintas as conseqüências e as possibilidades de implementaçãodo projeto Neoliberal: com uma classe trabalhadora organizada e protegida por um efetivo Estado de Bem-Estar, os limites do Liberalismo aparecem mais rapidamente. As resistências são de peso e aopinião pública (esclarecida) exige satisfações.
De todas as formas, seja no campo das idéias, seja no das políticas econômicas, as políticas neoliberais constituem a tragédia do nosso tempo. Onde for queelas se instaurem, surge ou cresce a miséria, a degradação econômica, a desesperança, a apatia e o desespero.
Não podemos deixar de ressaltar, porém, o que chamamos de conseqüências complementaresdas políticas Neoliberais: o individualismo e o egoísmo exacerbados. Estes são fenômenos perversos que conquistam pessoas de todas as idades, reproduzindo-se e difundindo-se por uma espécie demecanismo automático, por um tipo de inércia geracional. Mas de que forma, perguntamos, esta patologia sociopsicológica complementa as políticas liberais? Reposta: através da indução a passividade, à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!