Globalização

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
GEOGRAFIA DO BRASIL
1) Para relembrar a formação de um clima, diferencie elementos climáticos de fatores geográficos do clima. Como esses últimos influenciam nas mudanças climáticas?
Os elementos do clima são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.
Os fatores climáticos são os responsáveispelas características ou modificações dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto: uma localidade, por exemplo, pode estar perto do mar e ser seca, ou pode estar próxima a linha do equador e ser fria.

Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daquelesrelacionados às atividades humanas.
2) O que são massas de ar e como elas se formam?
Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas.
As massas de ar se formam sobre grandes áreas de terra ou água uniformes, onde não há muito vento. Assim, o ar vaiadquirindo características de acordo com a superfície sobre a qual se encontra. Uma massa de ar localizada sobre um oceano, por exemplo, costuma ser bastante úmida, ao contrário de uma massa de ar formada sobre um continente que, geralmente, é seca.

3) O que são frentes e como elas modificam o tempo de uma determinada área?
4) são descritas utilizando várias linhas coloridas e símbolos,dependendo do tipo. As massas de ar separadas por uma frente normalmente diferem na temperatura e umidade. Frentes frias podem apresentar faixas estreitas de tempestades e tempo severo, podendo ser precedidas por linhas de instabilidade ou linhas secas. Frentes quentes são geralmente precedidas por precipitação estratiforme e nevoeiros. Essas condições geralmente desaparecem rapidamente após a passagemde uma frente. Algumas frentes não produzem precipitação e nebulosidade pequenas, embora haja sempre uma mudança de vento.12
Frentes frias e frentes oclusas geralmente se movem de oeste para leste, enquanto frentes quentes movem-se em direção aos polos. Devido à maior densidade do ar na sua esteira, frentes frias e oclusões frias movem-se mais rápido do que frentes quentes e oclusões quentes.Montanhas e organismos de água quente podem retardar o movimento de frentes.13 Quando uma frente se torna estacionária, e o contraste de densidade entre os limites frontais desaparece, a frente pode degenerar em uma linha que separa regiões com diferentes velocidade do vento.




1) Descreva o funcionamento do ciclo hidrológico.
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclohidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia
2) Utilizando recursos como dicionários geográficos e de geociências, concei¬tue bacia hidrográfica e afluente.
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água(drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
3) Liste quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras
Bacia do rio Amazonas
Bacia do rio Tocantins - Araguaia
Bacia do Atlântico Sul - trechos norte e nordeste
Bacia do rio São Francisco
Bacia do Atlântico Sul - trecho leste
Bacia Platina, ou dos rios Paraná eUruguai
Bacia do Atlântico Sul - trechos sudeste e sul

1) O que são os domínios morfoclimáticos? Como podemos defini-los?
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.
2) Quais os domínios morfoclimáticos brasileiros e quais suas principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!