globalização

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014





Trabalho de Economia

Globalização
A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. A característica mais marcante desse processo é a universalização da produção, da circulação, da distribuição e consumo de bens e serviços.
O processo está diretamenteligado ao sistema capitalista, tendo seu início e seu desenvolvimento ligados ao atendimento das necessidades desse mesmo sistema, ao consolidar-se como o maior do mundo, com o declínio do socialismo. À medida que o consumo interno era saturado, a globalização se desenvolvia. O processo beneficiou principalmente os países desenvolvidos ampliando seu imenso mercado.
Apesar de ser um tema doqual pouco se falava há alguns anos, a globalização começou, na verdade, há muito tempo, no período das grandes descobertas e da expansão mercantilista, quando o comércio passou a viver uma fase de internacionalização, seguida, pela aproximação das diferentes culturas, antes isoladas. Os europeus se aventuraram em busca de novas rotas comerciais, criando feitorias na Ásia, na África e nas Américas,explorando comercialmente as regiões transformadas em colônias e estabelecendo, em alguns casos, verdadeiro monopólio sobre a produção. De lá para cá, esse processo teve altos e baixos, mas nunca se estagnou.

Papel das Multinacionais no Fenômeno da globalização

As multinacionais se originaram no final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas se intensificou após a segunda guerramundial, ou seja, a partir de 1945. Elas já estão praticamente em todos os países do mundo e atualmente passam por incorporações e fusões, com a ampliação do seu ramo de atuação. Várias delas ligadas a indústria apresentam um lucro maior no setor financeiro que na produção industrial. Essas empresas possuem uma matriz em um país e filiais em outros, neste mundo globalizado as multinacionais tem umafunção fundamental, pois, espalham pelo mundo as suas características, ou seja, o local se torna global.
O principal objetivo dessas empresas é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata. Asatividades mais criativas, como o desenvolvimento do projeto e da tecnologia, marketing e de comando se concentram na matriz, geralmente em um país desenvolvido.
Pode também ocorrer á divisão regional do trabalho, onde essas empresas produzem cada parte de um produto em um lugar do mundo, com o objetivo de reduzir os custos na produção, isso o corre muito conforme a disponibilidade dematéria-prima de cada país.
Esse processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois, proporcionam condições de transporte e telecomunicação, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.

Vantagens

A globalização é um processo complexo com conseqüências de diferentes níveis econômico, político e cultural. Talvez a sua maiorvantagem seja o fato de aproximar as pessoas com a circulação da informação a uma velocidade inimaginável, hoje podemos dizer que somos cidadãos do mundo, o que se passa a milhares de quilômetros de nossas casas, chega até nós no mesmo instante, é uma aproximação de pessoas de todo o mundo.
Através deste processo, as pessoas, os governos, e as empresas trocam idéias, realizam transaçõesfinanceiras e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Também podemos citar o crescimento de novos serviços, introdução de novos produtos no mercado alargando as trocas comerciais internacionais, novas tecnologias dando a conhecer as suas inovações, divulgação de novos hábitos culturais e melhoramento do nível educacional.

Desvantagens
É importante sabermos que a maioria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!