Globalização

Páginas: 8 (1779 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Sistemas Político-Econômico

RESUMOO artigo projetado traz a baila uma discussão acerca da produção do espaço geográfico intensificado pelo processo da globalização. Desta forma, far-se-á num primeiro momento uma discussão em torno do processo de produção do espaço, e, em seguida, discutir-se-á sucintamente o conceito de globalização e suas fragmentações. Por fim, enfatizar-se-á os benefíciose malefícios da globalização, procurando despertar um pensar crítico e reflexivo no leitor.PALAVRAS-CHAVE: Produção do Espaço, Aldeia Global, Exclusão.
 ABSTRACTEl artículo proyectado trae a primer plano una discusión sobre la producción del espacio geográfico intensificado por el proceso de la globalización. Por lo tanto se en un primer momento un debate en torno del proceso de producción delespacio, y enseguida, discutirán brevemente el concepto de la globalización y su fragmentación. Por último, se hará hincapié en las ventajas e inconvenientes de la globalización, tratando de despertar un pensamiento críticoy reflexivo en el lector.KEYWORDS: Producción de Espacio, Aldea Global, Exclusión.
 A produção do espaço geográfico e o processo de globalização: pensamentos reflexivos. Partindo do conceito elaborado por Santos (2005, p.166) de que o espaço nada mais é do que, “(...) um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, (...)”, entende-se que esse espaço vai se caracterizando em determinados períodos históricos, pelos objetos que vão sendo dispostos pelos homens, aliados as ações disseminadas pelos atores que estão no poder. A esses objetos, se estáreferindo a meios técnicos, enfim, a toda a materialidade de objetos que os agentes humanos criam. Já as ações, são fruto das relações estabelecidas pelos homens na busca de poder e controle, objetivando satisfazer seus interesses, que na maioria das vezes são antagônicos aos dos demais.Nesse contexto, pode-se dizer que o espaço também sofre um constante movimento de produção, Santos (1986, p. 161)argumenta que “O ato de produzir é igualmente o ato de produzir espaço”. As formas de se produzir mudam com o passar dos tempos, os objetos técnicos mudam, as ações direcionadas pelos detentores de poder também mudam. Enfim, todo esse ritmo de transformação e mudança passa a ganhar forças e portar imensas complexidades com a chamada globalização da economia.Bastante discutida a globalização secaracteriza, nas palavras de Harvey (2000, p. 88) como um “(...) um processo de produção de desenvolvimento temporal e geográfico desigual”. Tendo por base o pensamento do autor acima elucidado, compreende-se que a globalização é um processo que possui um caráter excludente, pois, não atinge ao mesmo tempo e em todos os lugares de forma igualitária. São inúmeras as pessoas nos mais diversos recantos doespaço geográfico, que sofrem com as disparidades postas pela globalização. Ela acirra um desenvolvimento desigual no espaço. Para Ortiz (2003, p. 16) globalização é: 
 (...), à produção, distribuição e consumo de bens e de serviços, organizados a partir de uma estratégia mundial. Ele corresponde a um nível e a uma complexidade da história econômica, na qual as partes, antes internacionais sefundem agora numa mesma síntese: o mercado mundial.
 Porém, não se pode conceber a globalização como sendo um processo que teve origem recentemente. A sua origem remonta o século XVI com o período das grandes navegações.No século XV, os europeus viajavam pelos mares a fim de ligar Oriente e Ocidente, a Revolução Industrial foi outro fator que permitiu o avanço de países industrializados sobre orestante do mundo. Neste período histórico e geográfico, já se pode dizer que estão havendo indícios de globalização, é claro que em uma menor escala ao se comparar com o atual momento.No entanto, pode-se dizer que, de fato o processo da globalização vai se acentuar no final da década de 1990, com o fim da bipolaridade entre os Estados unidos e a União Soviética, pois, neste período histórico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!