Globalização

Páginas: 17 (4241 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
A sociedade é apenas um mercado, um campo de batalha insensata, em que os remédios propostos aos malefícios da guerra econômica consistem sempre em agrava a luta. Diante dessas transformações, a política, contaminada por sua vez pelo realismo gestionário, parece impotente para delinear os contornos de uma sociedade harmoniosa, preocupada com o bem comum. Podemos, contudo, escapar dessa epidemia,repensando na gestão como instrumento de organização e construção de um mundo comum, em que a ligação social importe mais que o bem individual.
Baseado no documentário: “O mundo globalizado visto do lado de cá”
A globalização é um tema que se tornou muito recorrente a partir do final do século XX até os dias de hoje. A mídia sempre da ênfase aos pontos positivos que a globalização trouxe aoplaneta, até porque é de interesse da mesma, e nunca aos pontos negativos que são os que vemos neste documentário “O mundo globalizado visto do lado de cá” que nos faz refletir e ver a globalização com outros olhos, olhos mais atentos aos detalhes que antes não percebíamos, olhos mais críticos e acabamos nos surpreendendo com tantos malefícios que a globalização traz. Vemos que as desigualdadessuperam a interatividade entre os países que tanto é falada.. As crises econômicas, as divisões da sociedade e do território, o papel da mídia e as revoltas populares são retratados como consequência da globalização desigual em que estamos inseridos atualmente. A primeira face caracteriza-se pelo que chamamos de globalização como fábula, aqui estariam agrupados os fatores que nos fazem crer que omundo globalizado tal como é hoje, beneficiaria uniformemente todos os indivíduos. Fatores estes, como o encurtamento de distâncias, facilitado pelo desenvolvimento dos meios de transporte e o acesso à informação. Neste último fator, há uma enorme crítica ao papel da mídia exercendo forte influência sobre a opinião da população, trazendo até nós somente o que querem que vejamos.
Assim como osconceitos de “civilização”, “desenvolvimento”, “convergência”, “consenso” e muitos outros termos chaves do pensamento moderno inicial e clássico, a idéia de “universalização” transmitia a esperança, a intenção e a determinação de se produzir a ordem; além do que os outros termos afins assinalavam, ela indicava uma ordem universal — a produção da ordem numa escala universal, verdadeiramente global. Comoos outros conceitos, a idéia de universalização foi cunhada com a maré montante dos recursos das potências modernas e das ambições intelectuais modernas. Toda a família de conceitos anunciava em uníssono a vontade de tornar o mundo diferente e melhor do que fora e de expandir a mudança e a melhoria em escala global, à dimensão da espécie. Além disso, declarava a intenção de tornar semelhantes ascondições de vida de todos, em toda parte, e, portanto, as oportunidades de vida para todo mundo; talvez mesmo torná-las iguais.
Nada disso restou no significado de globalização, tal como formulado no discurso atual. O novo termo refere-se primordialmente aos efeitos globais, notoriamente não pretendidos e imprevistos, e não às iniciativas e empreendimentos globais.
A globalização está na ordemdo dia; uma palavra da moda que se transforma rapidamente em um lema, uma encantação mágica, uma senha capaz de abrir as portas de todos os mistérios presentes e futuros. Para alguns, “globalização” é o que devemos fazer se quisermos ser felizes; para outros, é a causa da nossa infelicidade. Para todos, porém, globalização é o destino irremediável do mundo, um processo irreversível; é também umprocesso que nos afeta a todos na mesma medida e da mesma maneira. Estamos todos sendo globalizados, e isso significa basicamente o mesmo para todos.
Construir relações humanas baseadas na solidariedade era um desejo de Milton Santos. Ele propunha uma revisão da globalização, que deveria ser mais humana, sem descartar a base técnica que sustenta a globalização econômica e financeira. Essa é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!