Globalização

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL

O Brasil, como mostraremos, está totalmente inserido nesse contexto global.
Como dito acima, já no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), o Brasil ‘’engatinhava’’ uma economia minimamente globalizada. JK investiu com convicção na atração de capitais externos para equipar as indústrias locais. Com medidas que privilegiavam esses empréstimos, como a adoção de umataxa cambial favorável e de facilidades na remessa de lucros para o exterior, o Brasil assistiu a uma invasão veloz do capital estrangeiro em áreas estratégicas.
Outro momento histórico onde o país obteve grande relação exterior foi durante a Ditadura Militar (1964-1985). Um dos objetivos era atrair novos investimentos de capital para o país. Nessa época, o investimento do Estado na indústriapesada, transformaria o Brasil em uma grande potência. A utilização da correção monetária surgiu para reduzir a inflação e minimizar as perdas dos investidores. Com o Banco Nacional de Habitação (BNH), em 1965, a classe média era incluída no sistema de crédito, aumentando a receita federal.
Nesse ritmo, a economia cresceu tão vigorosa que marcou época, ficando conhecida como "Milagre Econômico",ocorrido entre 1968 e 1973.
Antes da globalização realmente vigorar no Brasil, foi preciso um grande empenho para reduzir a inflação de 223% que o país presenciava. Para isso, criou-se o plano Cruzado, o qual não conseguiu grande sucesso. Após isso, uma das medidas do governo Collor foi a abertura da economia, com diminuição das tarifas de importações. Além disso, iniciou-se, realmente, oprocesso de privatizações. A partir daí surge o Plano Real e o governo passa a intervir cada vez menos na economia.
Além disso, há uma invasão de bens de consumo e de produção. O número de indústrias cresce e, conseqüentemente cresce o número de investimentos estrangeiros e multinacionais. A economia globalizada, então, está consolidada.

Agropecuária

A agropecuária é um setor importante naEconomia Brasileira e representa um setor significativo nas exportações nacionais. Ao longo da década de 1990, um salto qualitativo na produção de bens agrícolas permitiu que o Brasil alcançasse a liderança mundial em diversos insumos, com reformas comandadas pelo governo federal. E, a partir de 2002, a estabilidade da economia brasileira tornou o país mais confiável do ponto de vista internacional.Nas últimas décadas, o Brasil tem investido em pesquisas na área da produção agropecuária em busca de produtos de melhor qualidade e maiores possibilidades de produção. Em parceria com diversos países, o Brasil tem se desenvolvido bastante nessa área.
Crise de alimentos fará do Brasil 'celeiro do mundo', avaliam especialistas.
Segundo eles, país é o mais preparado para suprir demanda mundial.Situação precária da infra-estrutura ainda limita expansão do agronegócio.
A crise alimentícia que tem trazido preocupação ao mundo mostra-se uma boa oportunidade para o crescimento do agronegócio brasileiro.
“Somos o principal beneficiário dessa conjuntura”. “Hoje, já somos líderes mundiais na produção de diversos produtos agrícolas, como carne bovina, suco de laranja e soja. Amanhã, o Brasilpoderá ser o celeiro do mundo, a solução do problema da inflação dos alimentos”.
Ainda assim, as perspectivas são de forte incremento da produção. O país tem cerca de 400 milhões de hectares de terras aráveis. Desse espaço, apenas cerca de 60 milhões de hectares são hoje destinados à agricultura.

Energia Nuclear
Outra questão que alavanca o Brasil a uma posição de destaque no mundoglobalizado, diz respeito à energia nuclear. Atualmente o país é o sexto colocado no ranking mundial de reservas de urânio e nos últimos 30 anos aprendeu a dominar seu ciclo.
Um dos objetivos do país no enriquecimento de urânio é poder contar com uma fonte alternativa de energia, tendo como preocupação a iminência de um “apagão” nos próximos anos.  Hoje, mais de 80% da energia produzida no Brasil é de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!