GLOBALIZAÇÃO

Páginas: 12 (2819 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
GLOBALIZAÇÃO

Chama-se globalização o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. É um processo econômico, social, cultural e político que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, que ocorre em escala global, e teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo.
Podemos dizerque é um fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo de formar uma aldeia global, que permita maiores mercados para os países centrais desenvolvidos, cujos mercados internos já estão saturados. Portanto, o conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relaçõesculturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

História
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que teve início nos séculos XV e XVI na era dos descobrimentos, durante as Grandes Navegações eDescobertas Marítimas, e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais.
Sua origem pode ser traçada do período mercantilista (política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime, com objetivo de alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico,através do acúmulo de riquezas) iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Mas o seu conteúdo passoudespercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica. Em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía várias edições diárias de O Repórter Esso, uma síntese noticiosa de cincominutos rigidamente cronometrados, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.
É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências doeixo chegaram à conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e pouco após isso, com a fundação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço – CECA (que tinha como objetivo a integração das indústrias do carvão e do aço dos países europeusocidentais, introduzir a livre circulação do carvão e do aço, bem como o livre acesso às fontes de produção. Este foi o primeiro passo concreto com vista à integração econômica e também para evitar outra Guerra Mundial), começou a surgir o conceito de bloco econômico.
Muitos países se juntaram e formaram os blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre osmembros que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais
Porém, a globalização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!