Globalização

Páginas: 18 (4297 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Globalização
Caroline Tamara de Stefano
Lígia de Oliveira

Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia

(Disponível na rede desde novembro de 2000)


--------------------------------------------------------------------------------


Apresentação

Nosso projeto de pesquisaversa sobre o fenômeno da globalização, que hoje assumiu uma proporção imaginável, de tamanha importância, e que estudamos sob o prisma da teoria e da prática. Observamos mais detalhadamente o fenômeno globalizador em relação às empresas, e como o mesmo afeta a vida da população.

Destacamos que o mundo está cada vez mais interligado, pois a tecnologia reduziu as barreiras naturais do tempo edo espaço. A intensidade e a rapidez com que se processa a globalização é muito maior. As economias internacionais estão muito abertas, o que favorece o crescimento do fluxo de comércio, investimentos e capital financeiro entre os países. As grandes corporações industriais e financeiras se estendem por todo o mundo. Bens de consumo e dinheiro circulam com velocidade nunca vista antes. Além disso,os investidores podem acompanhar on-line, ou em tempo real, através da tela de um computador, o que acontece nos quatro cantos do planeta.

Isso tudo faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.

Definição do Problema

Falar em globalização é estar na moda. Porém, atribuir-lhe a culpaexclusiva dos mais incautos acontecimentos é, antes de mais nada, canalizar os erros e equívocos sociais, políticos e econômicos para uma palavra que, muitas vezes, vê-se usada por pessoas que nem mesmo sabem seu verdadeiro alcance. Definir com precisão o que seja a globalização é tarefa das mais árduas, pois, é um fenômeno antigo que somente nos últimos anos vem sendo sentido e absorvido por nós,brasileiros. Podemos explicá-la como sendo um misto de interligação acelerada de mercados nacionais e internacionais, ou a possibilidade de movimentar bilhões de dólares por computador em alguns segundos (como ocorre nas Bolsas de todo o mundo), ainda, como a "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações). Há, até mesmo, os que a denominam de "nova era dahistória humana".

No entanto, definições não são o ensejo perseguido por estas linhas.

O que se pretende, sim, é trazer à luz do questionamento como podemos (e devemos) nos beneficiar da globalização. O que fazer para nos tornarmos "usufrutuários" desse sistema globalizado que nos é imposto, sem a opção (por fatalidade) de voltar no tempo ou de direcionarmos nossos interesses simplesmente aonível de mercado interno.

Justificativa

O fenômeno da globalização procede de algumas evoluções tecnológicas importantes: a da informática e a da comunicação. Com a disponibilização de informações em suas diversas formas, os mercados que antes guardavam distâncias e características distintamente insuperáveis, passaram a intercomunicar-se e a buscar produtos e serviços com fundamentossemelhantes, apesar de terem informações que os introduzam às necessidades das culturas locais.

As empresas que estão percebendo esse fenômeno e agindo de forma a se beneficiar dele estão conseguindo enfrentar melhor a competição, atualizar-se tecnologicamente de forma rápida e aproveitando-se mais cedo do surgimento de novas oportunidades de mercado.

O Brasil, que por muitos anos manteve seu mercadofechado aos produtos estrangeiros, acabou ficando um pouco alheio a esse movimento das grandes corporações que buscam visualizar os mercados de forma globalizante.

Agora, com os novos ventos de desenvolvimento e as recentes ações de abertura de mercado, urge que as grandes empresas brasileiras se mobilizem para entrar nessa nova onda.

Esta pesquisa se faz necessária para clarear as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!