Globalização

Páginas: 17 (4217 palavras) Publicado: 12 de julho de 2012

O Que é Globalização?

Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Foi gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. O desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconômicas em âmbito mundial.
Esse processo é umaconsequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.




Origens da Globalização

Alguns dizem que a globalização teve inicio nos séculos XV e XVI com as grandesnavegações e descobertas marítimas, o homem europeu em contato com povos de outros continentes estabeleceu relações comerciais e sociais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. Com os mercados internossaturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente
Outra característica importante da globalização é a buscapelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.




Períodos da Globalização

Data Período Caracterização
1450 - 1850 1° fase Expansionismo mercantista
1850 - 1950 2° faseIndustrial-imperialista-colonialsta
Pós 1950 3° fase Globalização recente




Primeira fase (1450 a 1850)

Dominada pela expansão mercantilista da economia européia, iniciado pela descoberta de uma nova rota marítima para as índias e pelas terras do novo mundo. A doutrina econômica desta primeira fase foi o mercantilismo, adotado pela maioria das monarquias européias para estimular o desenvolvimento da economia dosreinos. Ele compreendia numa complexa legislação que recorria a medidas protecionistas, incentivos fiscais e doação de monopólios, para promover a prosperidade geral. A produção e distribuição do comércio internacional eram feita por mercadores privados e por grandes companhias comerciais (as companias inglesas e holandesas das Índias Orientais e Ocidentais) e, em geral, eram controladas localmentepor corporações de ofício. Todo o universo econômico destinava-se a um só fim, entesourar, acumular riqueza. O poder de um reino era aferido pela quantidade de metal precioso (ouro, prata e jóias preciosas) existente nos cofres reais. Para assegurar seu aumento o estado exercia um sério controle das importações e do comércio com as colônias.

Segunda fase (1850 a 1950)

Os principaisacontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina a vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas de ferro) e marítimos (barcos a vapor) Conseqüentemente esta nova época seráregida pelos interesses da indústria e das finanças, sua associada e, por vezes amplamente dominante, e não mais das motivações dinásticas-mercantís.
A escravidão que havia sido o grande esteio da primeira globalização, tornou-se um impedimento ao progresso do consumo e, somada à crescente indignação que ela provoca, termina por ser abolida, primeiro em 1789 e definitivamente em 1848 (no Brasil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!