Globalização

Páginas: 9 (2215 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Globalização e Cultura

Cultura é um conceito bastante complexo, no entanto é basicamente o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças,valores,tradições,leis,morais e línguas de uma sociedade.Globalização é o comércio,intercâmbio realizado entre diversas multinacionais.E Globalização Cultural,é o meio no qual se desenvolvemos o intercâmbio(troca) das várias culturas dos vários países,devido às trocas de pessoas de uns países para outros.
O impacto cultural da globalização foi alvo de muita atenção. Imagens,ideias,produtos e estilos disseminam-se hoje em dia pelo mundo inteiro de uma forma muito mais rápida. O comércio,as novas tecnologias de informação,os meios de comunicação internacionais e amigração global fomentaram um fluxo,sem restrições,de cultura que transpõe asfronteiras das diversas nações. Muitas pessoas defendem que vivemos hoje numa única ordem de informação uma gigantesca rede mundial,onde a informação é partilhada rapidamente,em grande quantida de e por muitas.
A sigla formada pelas iniciais das palavra singlesas United Nations Educational, Scientificand Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e aCultura),instituição especializada da ONU,constituída em 1946 para proteger as liberdades humanas e incentivaro desenvolvimento cultural.Sua sede,em Paris,é obra do sarquitetos Bernard Zehrfuss(francês),Pier LuigiNervi(italiano),Marcel Breuer(norte-americano) . O jardim é do paisagista Roberto Burle Marx (brasileiro).
Não podemos pensar que perpetuamos a nossa identidade cultural se colocarmos barreiras contraas influênciases trangeiras. Bem pelo contrário.“Não se pode ser diferente sozinho. É a livre circulação das obras e dos talentos que permite a perpetuação das culturas pelo actor da renovação.”A globalização não uniformiza, diversifica. A reclusão esgota a inspiração.
A globalização é , claramente, um processo ainda incompleto. Muitas nações ainda não aderiram à tendência globalizadora, mas semdúvida,o número de adeptos teriam aumentado de maneira animadora, atingindo países, até há pouco tempo improváveis, como a Índia e a China. Em toda sua complexidade ,a globalização é capaz de dividir opiniões e recrutar um número tão grandede simpatizantes quanto de adversários. Então a realidade é que os factos comprovam o sucesso da globalização cultural.

Globalização Social e asdesigualdades

Embora o sistema mundial moderno tenha sido sempre estruturado por um sistema de classes, uma classe capitalista transnacional está hoje a emergir cujo campo de reprodução social é o globo e facilmente ultrapassa as organizações nacionais de trabalhadores, bem como os Estados externamente fracos da periferia e da semiperiferia do sistema mundial.
As empresas multinacionais são a principalforma institucional desta classe capitalista transnacional e a magnitude das transformações que elas estão a suscitar na economia mundial está patente no facto de que mais um terço do produto industrial mundial é produzido por estas empresas e de que uma percentagem muito mais elevada é transaccionada entre elas. As novas desigualdades sociais produzidas por esta estrutura de classe tem vindo a seramplamente reconhecidas mesmo pelas agências multilaterais que têm liderado este modelo de globalização, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
No domínio da globalização social, o consenso neoliberal é o de que o crescimento e a estabilidade económica assentam na redução dos custos salariais, para que o é necessário liberalizar o mercado de trabalho, reduzindo os direitoslaborais, proibindo a indexação dos salários aos ganhos de produtividade e os ajustamentos em relação ao custo de vida e eliminando a prazo a legislação sobre salário mínimo. A contracção do poder de compra interno que resulta desta política deve ser suprida pela busca de mercados externos. A economia é, assim, dessocializada, o conceito de consumidor substitui o de cidadão e o critério de inclusão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!