Globalização x estados nacionais

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
GLOBALIZAÇÃO VERSUS ESTADOS NACIONAIS

* Virou moda economistas, cientistas políticos e jornalistas afirmarem que, com a globalização, os Estados Nacionais tendem a desaparecer ou ao menos a perder parte substancial do seu poder.
* Qual seria a lógica desse raciocínio? O poder econômico das multinacionais, a abertura dos mercados e a integração dos mercados financeiros deixaria osgovernos nacionais de mãos atadas, não havendo mais autonomia para decidir sobre impostos, barreiras protecionistas e políticas de juros e crédito.
COM AS ATUAIS PRÁTICAS NEOLIBERAIS, O ESTADO NACIONAL NÃO DESAPARECE, MAS TEM O SEU PODER REDUZIDO. PASSA A SER COMO UMA “MOLA”, QUE AMORTECE OS REFLEXOS DE UMA CRISE, POR EXEMPLO. NÃO CABE MAIS AO ESTADO NACIONAL INTERVIR EM MEDIDAS PROTECIONISTAS JUNTOSAS MULTINACIONAIS, APENAS REGULAR TAIS MEDIDAS.
EXEMPLO: A MEDIDA CRIADA PELO ATUAL GOVERNO BRASILEIRO AO REDUZIR O IPI, COM O OBJETIVO DE MANTER AS INDÚSTRIAS PRODUZINDO E AUMENTAR AS VENDAS, AQUECENDO O COMÉRCIO E A ECONOMIA, IMPEDINDO UM MAIOR NÚMERO DE DESEMPREGADOS E ASSIM REDUZIR OS REFLEXOS DA CRISE FINANCEIRA DE SETEMBRO DE 2008.
* Qualquer política em sentido contrário trariaalteração de humor dos grandes agentes econômicos internacionais. Ou seja, segundo tal enfoque, aos governos nacionais restaria apenas as tarefas de promoção da educação e saúde, além de políticas de emprego e assistência social para os mais pobres.
* Entretanto, se analisarmos com a devida atenção, em vez de se reduzir, o número de países e governos nacionais vem crescendo de forma significativanos últimos quarenta anos: enquanto em 1960, havia 96 países, hoje temos exatamente o dobro, ainda que em muitos a noção de soberania e o próprio Estado estejam ausentes.
*
* O FATO DO NÚMERO DOS PAÍSES TER DOBRADO NÃO TEM LIGAÇÃO COM A QUESTÃO ECONÔMICA E SIM A INDEPENDÊNCIA QUE MUITOS PAÍSES CONQUISTARAM APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL (PRINCIPALMENTE NA ÁSIA E ÁFRICA) E COM O FIM DO MUNDOBIPOLAR (VIGENTE DURANTE A GUERRA FRIA). COM ISSO, HOUVE A DESINTEGRAÇÃO DE PAÍSES (COMO UNIÃO SOVIÉTICA, IUGOSLÁVIA). VALE LEMBRAR QUE ESSES PAÍSES VIVEM HOJE A NECESSIDADE DE SE ENQUADRAREM NESSA NOVA REALIDADE ECONÔMICA MUNDIAL.
* Como defender então a idéia do fim do estado Nacional? Se considerarmos que 75% da população mundial vivem em cerca de 25 países com mais de cinqüenta milhões dehabitantes e que estas populações continuam dependendo dos serviços fornecidos pelos seus governos, como acreditar numa globalização da política ?
* Por outro lado, não há como negar que o processo de globalização traz desafios enormes entre os Estados Nacionais.Com a expansão dos fluxos econômicos entre as fronteiras, a noção de soberania ou de controle do espaço nacional torna-se mais restrita.Na nova realidade, por exemplo, é possível às empresas saírem de um país ou então os capitais “fugirem” rapidamente da Bolsa, deixando um rastro de desempregados e endividados.
* Mas é justamente para dar conta desses desafios que os Estados Nacionais continuam tão importantes. Além disso, é também verdade que o enfrentamento de alguns problemas, como os desastre ecológicos ou os crimes deextensão global, dependem crescentemente de uma cooperação entre Estados.

* Não há como defender a ideia de uma globalização da política e sim financeira e cultural. Sendo o capital volátil, sem nacionalidade, em tempos de crise, uma multinacional pode se transferir para outro país e não terá nenhuma implicação política. Cabe a política promovida pelos Estados Nacionais legitimar meios para alivre circulação de capital, criação de blocos econômicos, flexibilização de leis ambientais, trabalhistas etc.

* O Estado Nacional moderno surgiu nos séculos XVIII e XIX nos países europeus e depois se espalhou para as antigas colônias tornadas independentes. Ele se fundamentou primeiramente nos direitos civis dos indivíduos, liberdade de expressão e direitos jurídicos, segundo a máxima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • globalização, estado nacional e democracia
  • Globalização, Estado Nacional e Democracia
  • GLOBALIZAÇÃO E CRISE DO ESTADO NACIONAL
  • Globalização e Estados Nacionais
  • GLOBALIZAÇÃO E A METAMORFOSE DO ESTADO-NACIONAL
  • A resiliência do Estado nacional diante da globalização
  • Fichamento
  • 526296 mercado X estado globalizacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!