Globalização e segurança publica

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
O crime se encontra em processo de globalização. As organizações não mais se limitam a uma base territorial

O perfil da criminalidade está rapidamente se alterando neste final de século. Acriminalidade violenta, decorrente de desigualdades sociais e de um processo de acelerada e desestruturada urbanização, hoje se encontra organizada e internacionalizada.

Assim como a economia, o crime seencontra em processo de globalização. As organizações criminais não mais se limitam a uma base territorial. A começar pelo narcotráfico, o crime organizado movimenta, hoje, enorme quantidade dedinheiro, por intermédio do sistema financeiro internacional.
Corrupção, jogo ilegal, prostituição seguem o mesmo fluxo. Estas atividades criminais geram um tipo de violência antes desconhecido. Além domais, degradam as comunidades, esgarçando o tecido social e criando um clima de anomia e insegurança.

O crime organizado é um fenômeno globalizado que cresce principalmente onde há pouca presença doEstado.

A globalização do crime organizado é uma realidade pela facilidade de uso da internet e do telefone celular. É de fato um dos maiores problemas da atualidade. Mediante o uso destesequipamentos, os criminosos podem facilmente executar todos os passos da administração moderna para praticarem os seus crimes, ou seja, 1 - planejam, 2 - organizam, 3 - coordenam, 4 – comandam e 5 - controlamas suas atividades criminosas. Por isso a utilização destes recursos tecnológicos pelos criminosos deveria ser restrita e rastreada como prioridade pelos governos, mediante uma polícia internacionalvirtual. Desta forma, impõe-se modificar a legislação para que o estado possa utilizar todas as tecnologias modernas existentes para combater o crime globalizado, que por sua vez utiliza estastecnologias sem se preocupar com restrições legais. Na realidade, os princípios constitucionais que asseguram a inviolabilidade da intimidade não são absolutos. Diante de um conflito de interesses,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança Pública
  • segurança pública
  • Segurança Pública
  • Segurança Publica
  • Segurança Pública
  • segurança publica
  • segurança publica
  • Segurança pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!