Globalização e Regionalização econômica.

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Globalização e Regionalização econômica.


Vivemos em um sistema Capitalista, onde o que vale é o que você tem $$, O objetivo desse sistema é, como todos sabem, o LUCRO, tendo como base de tudo a compra e a venda. Os países, de modo geral, não produzem todos os bens e serviços que necessitam, assim, surge o que chamamos de comércio externo ou internacional. Dessa maneira, torna-se o comérciouma atividade globalizada e as economias “interdependentes”.
Os fluxos de mercadoria não se distribuem igualmente no mundo. Claro que não é distribuído igualmente, o Capitalismo é um sistema desumano que só prioriza o lucro sem pensar nos demais. Os pólos de poder econômico são: UNIÃO EUROPÉIA, NAFTA e APEC; os de importância secundária, MERCOSUL, SADC e ASEAN, existem outros blocos mas esses sãoos de maior importância. Apesar de a economia globalizada ser definida como multipolar, existem três grandes polos que lideram a economia do mundo: o bloco americano, o asiático e o europeu, que controlam mais de 80% dos investimentos mundiais.
Portanto, a economia globalizada é, na verdade, tri polar:
• O BLOCO AMERICANO: liderado pelos EUA, realiza grande parte de seus negócios na AméricaLatina, sua tradicional área de influência.
• O BLOCO ASIÁTICO: liderado pelo Japão, faz mais de 50% de seus investimentos no leste e no sudeste da Ásia. Plano Colombo
• A UNIÃO EUROPÉIA: concentra dois terços de sua atuação econômica nos países do leste europeu.
A influência econômica está nas mãos dos países que representam as sete maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha,França, Itália, Reino Unido e Canadá. No interior desses países há o predomínio das grandes empresas transnacionais que têm condições de liderar o mercado internacional.
Instituições Financeiras Internacionais:
• O FMI funciona como um banco cujo capital é constituído de cotas subscritas pelos países-membros chamadas Direitos Especiais de Saque (DES). DES é a moeda do FMI e, a partir de 1981. OFMI impõe uma política recessiva aos países endividados sob o pretexto de pagar a dívida externa. Somado a isto exige ainda o corte de gastos sociais (saúde e educação), desvalorização da moeda nacional e flexibilização das leis trabalhistas.
• O Banco Mundial teve como função inicial fornecer recursos financeiros para a reconstrução de países europeus após a Segunda Guerra. Atualmente, realizafinanciamentos de capitais para governos (e também projetos) de países periféricos e em desenvolvimento.
• As principais funções da OMC são estimular o comércio entre os países, estabelecer regras comerciais internacionais, orientar a fixação de taxas e tarifas aduaneiras.

BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
• A sigla BRIC foi criado em 2001 para designar os quatro principaispaíses emergentes do planeta. A partir de 2011 a África do Sul foi incorporada a esse grupo.
• A estimativa é que os BRICS se tornem a maior força econômica do mundo, pois estas nações já exercem muita influência mundial.
• Em larga medida, a força dos BRICS provém da enorme fatia da população mundial concentrada nos cinco países.
Níveis de Integração Econômica

ZONA DE LIVRE COMÉRCIO
ospaíses parceiros reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias. Ex: NAFTA
UNIÃO ADUANEIRA
caracteriza-se por adotar uma Tarifa Externa Comum (TEC), a qual permite estabelecer uma mesma tarifa aplicada a mercadorias provenientes de países que não integram o bloco. Ex: MERCOSUL.
MERCADO COMUM
livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, ao contrário da fase como União Aduaneira,quando o intercâmbio restringia-se à circulação de bens. Ex: UE
UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA
Formação de blocos econômicos, contando com uma moeda única e um fórum político. Ex: zona do Euro na União Europeia.
UNIÃO POLÍTICA
Engloba todas as anteriores e envolve também e unificação das políticas de relações internacionais, de defesa, de segurança interna e externa. A EU está voltada para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização & Regionalização economica
  • globalização e regionalização econômica
  • GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
  • Globalização e regionalização economica
  • Globalização e Regionalização
  • Globalização e regionalização
  • Globalização e regionalização
  • Regionalização e globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!