Globalização e políticas públicas para a educação

Páginas: 9 (2093 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Globalização e Políticas Públicas para a Educação

Camila Rosa; Liliane Nunes; Marcela Nascimento; Patrícia Araújo; Renata Guedes.
Ailton Scorsoline (docente)

Resumo:

Este presente artigo busca compreender como se dão as políticas públicas para a Educação a partir do contexto de Globalização. Para isso, há uma reflexão sobre a influência da Globalização na formulação e execução depolíticas públicas para o âmbito Educacional, com estabelecimentos de objetivos e metas a serem cumpridos. Durante o texto, discorreremos sobre as Organizações Internacionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) que modelam as estruturas e determinam ações futuras na sociedade, conforme os seus interesses.

Abstract:

This article helps understand how the public policiesfor education are given from the globalization context. For this, there is a reflection on the globalization influence on the formulation and execution of public policies from the educational scope, with establishments of goals and targets that have to be met. In the text, we will discuss about international organizations such as the World Bank and International Monetary Fund (IMF) that are shapingthe structures and are determining future actions in the society, according to their interests.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas, Globalização, Educação.

Introdução

Globalização e Políticas Públicas para a Educação; um campo que merece atenção, análises e sobre tudo reflexões críticas a cerca do tema.
Este presente artigo refere-se às políticas públicas para a educação e sua relaçãocom a globalização.
Neste texto são discutidas as relações entre globalização e educação, sob a forte influência que recebem das organizações internacionais, dos bancos estrangeiros e como segue padrões e normas por eles impostos.
Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre o que é globalização, e em seguida, como se dão as políticas públicas para a educação em seu contexto, atendendo e obedecendo àsregras impostas pelas instituições dominantes.
Refletir sobre como se dão as políticas públicas num contexto global se faz necessário para entendê-las, para compreender seus mecanismos de atuação e suas desenvolturas na contemporaneidade.

Globalização

Ao pensar sobre Globalização alguns conceitos são colocados em questão.
Aqui, se pode referir a três perspectivas, com pontos de vistadiferentes, porém, que se complementam entre si.
Primeiramente, observa-se a definição do dicionário Aurélio, em que fica clara a perspectiva mercadológica que envolve a Globalização, referindo-se a uma interação/integração de mercado existente entre os países, característica marcante da realidade global em que o mundo está inserido.
Segundo o dicionário Aurélio, Globalização é definida como:

1-Ato ou efeito de globalizar.
2- Processo típico da segunda metade do século XX que conduz a crescente integração das economias e das sociedades dos vários países, especialmente no que toca à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações. (ENES, 2010, p.2)

Em seguida, numa perspectiva sociológica, apresenta-se aqui a definição do que é Globalização apartir de Giddens, que traz contribuições sobre como a sociedade se faz participante desta realidade.
Para o sociólogo, Globalização:
“é um conjunto complexo de processos que operam de modo contraditório ou antangônico, emerge de uma maneira anárquica, fortuita, trazida por uma mistura de influências, globalização não é um acidente em nossas vidas hoje. É uma mudança de nossas própriascircunstâncias de vida. É o modo como vivemos agora (ENES, 2010 apud GIDDENS, 2007, p.29).”

Assim, numa terceira perspectiva, a definição do que é Globalização ganha conceitos geográficos, sendo pensada a partir e além dos limites territoriais e de espaços. Difunde-se em fenômenos de localismos globalizados, nos quais um determinado local ou fenômeno se torna local, como os casos dos fast-foods...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalizacao Geopolitica e Politicas Publicas
  • Educação e políticas públicas
  • Políticas públicas na educação
  • Síntese Políticas Públicas e Educação
  • O Psicólogo e as Políticas Públicas de Educação
  • Filosofia, educação e políticas públicas
  • Politicas publicas em educação
  • Políticas Públicas na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!