Globalização e mercado

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 15 de abril de 2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------- 04
O QUE É GLOBALIZAÇÃO (CONCEITO) ---------------------------------------- 04
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO ------------------------------------------------------ 05
CONSEQÜÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO ---------------------------------------- 06
MERCADO--------------------------------------------------------------------------------- 07
CONDIÇÕES PARA O SUCESSO DA EMPRESAS NO MERCADO
GLOBALIZADO -------------------------------------------------------------------------- 08
COMO VENCER O DESAFIO DE ADMINISTRAR NO MERCADO
GLOBALIZADO ------------------------------------------------------------------------- 09
BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO ------------------------------------------------------10GLOBALIZAÇÃO X MERCADO ---------------------------------------------------- 11
CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------- 12
BIBLIOGRÁFIA -------------------------------------------------------------------------- 13
GLOBALIZAÇÃO E MERCARDO

INTRODUÇÃO
O trabalho versando sobre a globalização e as empresas, faz parte da disciplina deSociologia, matéria curricular do curso de administração de empresas e tem como objetivo fazer com que os futuros administradores de empresas possam prepara-se para o advento da globalização que vem destruindo as empresas que não se prepararam para uma mudança repentina como poderemos comprovar durante a pesquisa realizada.
Fazem uma abordagem geral sobre globalização, conceituação, origense suas conseqüências; e demonstra o papel da administração num mundo globalizado, tudo isto fruto de uma rápida pesquisa acrescida de uma visão particular do autor.
2. O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
2.1 Conceito
Globalização é um termo que designa o fim das economias nacionais e a integração cada vez maior dos mercados, dos meios de comunicação e dos transportes. Um dos exemplos maisinteressantes do processo de globalização é o global saircing, isto é, o abastecimento de uma empresa por meio de fornecedores que se encontra em várias partes do mundo, cada um produzindo e oferecendo as melhores condições de preço e qualidade naqueles produtos que têm maiores vantagens comparativas. Esta por sua vez, é uma concepção-teórica sobre o comércio internacional. A principal conseqüênciaprática dessa concepção teórica é que cada país deveria dedicar-se ou especializar-se onde os custos comparativos fossem menores. O exemplo simplificado dessa concepção consiste em relacionar os custos de produção dos produtos A e B produzidos por dois países distintos, X e Y. Os custos de produção do produto A são expressos em relação aos custos de produção A e B.
Não existe umaafirmação exata para o termo globalização, no entanto ficamos com o seguinte parecer: são uma integrações que vem ocorrendo nas mais diversas atividades de expressões existentes na sociedade mundial; como conseqüência estamos verificando o surgimento de enormes conglomerados financeiros e econômicos, devido ao avanço tecnológico a queda das dificuldades alfandegárias e a uma maior circulação dos capitaisinternacionais, gerando uma maior produtividade e por que não competitividade que tem ultrapassado as fronteiras dos países.
O processo de globalização não se limita à ordem econômica: vai além, alcançando a cultura e as instituições, as redes de comunicação e de transmissão de dados, às políticas públicas e a consciência social sobre questões planetárias. Mas parece ser na áreaeconômica, real e financeira, em seus desdobramentos micro e macro, que esse processo se expressa com maior nitidez: é a partir das relações econômicas que ele alcança outros aspectos da realidade global. E sua consolidação também tem fortes vínculos com outros processos econômicos, como a formação de blocos, a constituição de mercados comuns e de áreas ampliadas de livre comércio.
2.2 Origem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização de mercado
  • A globalização de mercado
  • Estado, mercado e direito na era da globalização
  • Globalização – mercado virtual
  • Globalização e mercado unip
  • A globalização dos mercados e a internacionalização da empresa
  • Globalização e os novos rumos do mercado
  • Mercado de trabalho x globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!