Globalização e Direitos Humanos

Páginas: 16 (3859 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
-36195-177800Universidade Paulista - UNIP
Direito
Globalização e Direitos Humanos
100000100000Universidade Paulista - UNIP
Direito
Globalização e Direitos Humanos


Índice

TOC \o "1-3" \h \z \u Introdução PAGEREF _Toc326263907 \h 3Direitos Humanos PAGEREF _Toc326263908 \h 4Existe unanimidade no reconhecimento dos Direitos Humanos? PAGEREF _Toc326263909 \h 5História PAGEREF_Toc326263911 \h 7A importância da ONU para os direitos humanos PAGEREF _Toc326263912 \h 9Globalização PAGEREF _Toc326263913 \h 11Impactos da globalização nos direitos humanos PAGEREF _Toc326263914 \h 14Caso de estudo PAGEREF _Toc326263915 \h 17Conclusão PAGEREF _Toc326263916 \h 20Webgrafia PAGEREF _Toc326263917 \h 22Bibliografia PAGEREF _Toc326263919 \h 22
IntroduçãoNo âmbito da disciplina de ___________iremos elaborar este trabalho abordando a temática dos Direitos Humanos e da Globalização.
Antes de mais é importante referir que não podemos falar da Globalização sem mencionarmos a importância da aprovação de leis que deram privilégios e direitos ao Homem. É patente que os temas da globalização e dos direitos humanos estão intimamente relacionados, na medida em que, o mundo está cada vez maispróximo da “aldeia global”, onde todas as culturas se fundirão numa só. Porém, o caminho até essa utopia será longo, pelo menos enquanto não se alterarem as mentalidades de muitos seres humanos.
Existe uma Declaração Universal dos Direitos do Homem, no entanto, embora seja universal, nem todos os países a cumprem. Nessa declaração é dito: “Todos os homens são iguais, são uma única espécie, umaúnica essência”. Apesar de tudo, muitos países e mentalidades teimam em negar esse direito à igualdade e ao respeito pela vida.
Para uma melhor compreensão desta temática, iremos fazer inicialmente, no presente trabalho, uma abordagem à história e à definição dos direitos humanos bem como a sua aprovação ou não por parte dos diferentes governos . De seguida, esclareceremos o que é a globalizaçãobem como a sua importância na atualidade.
No presente trabalho vamos apresentar, então, como objetivo, a séria abordagem aos direitos humanos, sempre com o intuito de esclarecer e identificar que tipos de abalos sofreram os mesmos devido aos mais recentes impulsos da Globalização, ou seja reconhecer se esta pode pôr em risco os direitos humanos.
Direitos HumanosOs Direitos Humanos são umconjunto de leis, vantagens e prerrogativas que devem ser reconhecidas como essências pelo indivíduo para que este possa ter uma vida digna, ou seja, que não seja inferior ou superior aos outros porque é de um sexo diferente, porque pertencem a uma etnia diferente, ou religião, ou até mesmo por pertencerem a um determinado grupo social. São importantes para que se tenha uma convivência em paz. São tambémum conjunto de regras pelas quais não só o Estado deve seguir e respeitar, como também todos os cidadãos a ele pertencentes.
A função dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das arbitrariedades, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder. Representam a liberdade dos seres humanos. O seu nascimento está ligado ao individualismo das sociedades que se foi criando ao longo dostempos, e que levou à necessidade de limitar o poder do Estado sobre os indivíduos, fazendo com que estes fossem respeitados, bem como os seus interesses. Desta forma, estão associados a uma ideia de civilização, de democracia, que em conjunto refletem uma ideia de igualdade e de dignidade para todos os seres humanos.
A II Guerra Mundial foi um acontecimento até o qual muitos dos Direitos Humanos nãoforam respeitados, e foi quando houve, como que uma revolta para que esses direitos fossem aplicados a todos os indivíduos a quem não tinham sido aplicados até então. Após este acontecimento foi criada uma declaração (Declaração Universal dos Direitos do Homem), em 1948, cujo objetivo é estabelecer a paz entre as nações e o consenso entre os povos. Esta foi a primeira vez na história da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização e seus Direitos Humanos
  • Globalização e seus Direitos Humanos
  • Globalização e Direitos Humanos
  • Indroduçaõ direitos humanos e globalização
  • Globalização e os direitos humanos
  • Direitos Humanos e Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS
  • Os direitos humanos e globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!