Globalização e Desemprego

Páginas: 2 (257 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
  Globalização é um conjunto de fenômenos sociais que ocorrem em escala mundial consistindo em uma integração econômica, social, cultural e política entre diferentespaíses. A preocupação populacional está na invasão tecnológica no setor produtivo, uma vez que cada vez mais a mão de obra humana vem sendo substituída por máquinas e onde antesexistiam muitos operários agora impera a automação. 
            De fato a globalização interfere no desemprego. Após a revolução industrial, com o surgimento das máquinas odesemprego aumentou muito e, hoje chega a cerca de 62,07%, onde inclui desde pessoas mais velhas e experientes até as mais novas, recém formadas, as quais saem da faculdade sememprego, graças à grande concorrência no setor trabalhista, causada também devido a utilização da automação. As fábricas estão substituindo operários por robôs; os bancosestão substituindo funcionários por caixas eletrônicos; os escritórios informatizados já possuem sistemas que executam tarefas repetitivas e demoradas, e mesmo que precise deoperários para operar as máquinas esse número está cada vez menor. 
            Muitos cargos dentro das empresas são cancelados e outros são abertos, como o operador demáquina, o supervisor, ou quem faz a manutenção desta. Esses cargos são ocupados por pessoas mais novas, devido a terem mais conhecimento técnico adquirido com o ensino superior,que abrangem conhecimentos das mais novas tecnologias e informações.
A globalização foi boa no que diz respeito ao aumento dos processos tecnológicos e desenvolvimentoindustrial, porém pode-se observar que a globalização aliada ao aumento da tecnologia contribui para o desemprego em setores da economia, principalmente no setor industrial.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização e desemprego
  • Crise e desemprego da globalização
  • Globalização: neoliberalismo, desemprego estrutural.
  • Desemprego estrutural e globalizaçao
  • Globalização x desemprego
  • desemprego estrutural e globalização
  • Desemprego x globalização
  • A Globalização x Desemprego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!