Globalização e as mudanças do mundo

Páginas: 8 (1763 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
UNIDADE III: Aula 05

GLOBALIZAÇÃO E AS MUDANÇAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO


A Globalização é um resultado da terceira Revolução Industrial.
------------------------------
A terceira Revolução industrial, ou revolução tecnocientífica, começou a alterar o panorama produtivo mundial nadécada de 1970. Os fundamentos dessa nova era industrial repousam sobre o surgimento das tecnologias da microeletrônica e da transmissão de informações, de um lado, e sobre a automação e robotização, de outro.
------------------------------------------------
As indústrias de ponta da revolução tecnocientífica se caracterizam pela intensa aplicação da ciência e do conhecimento na elaboração de novos produtos. A condição essencial para o seu desenvolvimento é a presença de centros de pesquisa e mão-de-obra altamente qualificada.

A revolução tecnocientìfica abandonou oconceito da produção serializada para mercados homogêneos. Os novos produtos caracterizam-se pela variedade de versões, que atendem a nichos de mercado específicos.
--------------------
--------------------
Aconcepção e a fabricação dos produtos foram separadas no espaço geográfico. As indústrias de ponta focam seus esforços na criação de novos produtos, dependem de mão-de-obra de elevada qualificação e concentram-se nos países do capitalismo avançado. A produção realiza-se em países em que a força de trabalho é abundante e barata.Os diversos componentes de um produto podem ser fabricados em lugares diferentes do planeta, aproveitando-se vantagens comparativas oferecidas pela legislação e estrutura do mercado de trabalho.
-------------------
Nessecontexto, o comércio desempenha um papel de vanguarda na estruturação da economia globalizada. Há décadas, a expansão das trocas de mercadorias supera o crescimento da produção mundial. Entre 1970 e 1995, a produção mundial cresceu a uma taxa média de 3,6% a/a e o comércio global se expandiu 5,8% a/a.--------------------
O crescimento do comércio representa um salto na integração dos mercados. Em conseqüência as economias nacionais tornam-se mais dependentes da economia global.

Uma parcela maior das atividades produtivas orienta-se para os mercados externos e a sua dinâmica passa a ser definida pelo nível da demanda estrangeira. Os preços internos, sujeitos àconcorrência de produtos importados, tendem a se alinhar com os preços internacionais.

A expansão do comércio mundial resultou das políticas liberalizantes que foram postas em prática com a criação do Acordo Geral de Comércio e Tarifas – GATT.

O GATT, criado em 1948, estabeleceu regras comerciais que garantiu a redução das tarifas alfandegárias vigentes nos países desenvolvidos. Tarifas de cerca de40% no momento da eclosão da Segunda Guerra, atingiram 5% na década de 1990.
----------------------------------
O GATT foi substituído, em 1995, pela Organização Mundial do Comércio – OMC, cujas regras mais rígidas visam impedir ações unilaterais contrárias à liberalização das trocas de mercadoria....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um mundo de mudanças
  • Um mundo em mudanças
  • Mundo em mudanças
  • Um mundo em mudanças
  • Mudança no mundo
  • Mudanças no mundo
  • O Mundo na Era da Globalização
  • Globalizacão no Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!