“Globalização, mito ou realidade? um debate sobre as origens da globalização.” edmilson costa

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
“Globalização, Mito ou Realidade? Um debate sobre as origens da globalização.”
Edmilson Costa

O capítulo acima citado é parte do livro “A globalização e o capitalismo contemporâneo” onde oautor apresenta a globalização como um processo complexo do capitalismo carregado de interesses e objetivos.
Costa divide as principais correntes que interpretam o fenômeno da globalização com clareza,e tece ao final de cada apresentação uma apreciação crítica que propicia ao leitor uma compreensão acerca de seu olhar sobre cada interpretação do fenômeno.
Nesta perspectiva didática de clarificara globalização e seus conceitos o autor aponta blocos/correntes de interpretação sobre o tema:
1) Os apologistas da globalização neoliberal: que basicamente entendem a globalização como integração daeconomia mundial fundamentada no mercado como regulador da vida social, a iniciativa privada como operadora do sistema e o Estado mínimo e desregulado como instrumento de garantia da propriedade edos contratos. Em suma é a indução do pensamento conformista para a classe trabalhadora, colocando a globalização como solução para as questões sociais e econômicas, em uma guerra velada contra osindicalismo e transformando a “desigualdade em política de Estado”, segundo o autor.
2) A globalização é um mito: para esta vertente de críticos, a globalização é basicamente uma maneira de ampliaçãodo capital de expandir suas ações em âmbitos globais, servindo para justificar a demanda de países centrais e das grandes empresas nos países periféricos, paralisando a ação do Estado e de possíveisalternativas de mudança política e econômica, o que se torna um movimento natural do capital nesta perspectiva. O autor critica esta linha de negação da globalização posto que os críticos que compõemesta vertente criticam exatamente esse fenômeno e suas manifestações. Sendo assim, a globalização é um dado da realidade, ela existe e a sua negação enfraquece os grupos que discutem e combatem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Debate sobre a globalização
  • GLOBALIZAÇÃO: NOTAS SOBRE UM DEBATE.
  • Resenhaa: a globalização e o capitalismo contempoâneo
  • As origens da globalização
  • Origem da Globalização
  • Globalizaçao
  • Sobre o que é globalização
  • A Globalização virou realidade no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!