Globalização – mercado virtual

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
ANTONIO JEFFERSON
ARTHUR CARLOS
LARA BARREIRA
RAYSSA MESQUITA




GLOBALIZAÇÃO – MERCADO VIRTUAL








PALMAS, 2013.
INTRODUÇÃO
A cada dia, o mercado fica mais competitivo e volátil. A globalização da economia e as rápidas e profundas alterações que vêm ocorrendo no mundo de hoje, principalmente por causa da Internet, são as grandes causadoras desse estado atual.
Asorganizações que estão inseridas nesse mercado, e que pretendem permanecer assim, devem buscar uma alternativa para continuarem competitivas conseguindo atender às suas novas condições, ou seja, conseguindo entregar um bem ou serviço de forma mais rápida, com custo menor e com produtos cada vez mais personalizados em qualquer lugar.
A tendência de escritórios virtuais no mundo globalizado se dáprincipalmente pela falta de preocupação com manutenção e administração de pessoas, redução e mais tempo disponível para dedicação ao próprio core business. Estas são as principais vantagens ao se optar por um escritório virtual, apontadas por empresas e profissionais que decidiram abrir mão de ter uma sede própria.
O uso da Tecnologia da Informação permitiria que as cooperações estabelecidas entre asempresas pudessem ter uma dimensão global, o que superaria os limites de tempo e distância entre as corporações parceiras, ou entre a corporação e o cliente. Através do compartilhamento de recursos, tecnologia, informação e mercado, atingido com o estabelecimento de uma cooperação neste meio, as empresas conseguiriam obter a rapidez e a flexibilidade requeridas pelo mercado, viabilizando competirnas novas oportunidades a partir desses novos arranjos.
Por fim, as organizações virtuais surgiram a partir de uma oportunidade ou necessidade imposta pelo mercado, sendo estabelecida a colaboração e o uso da Tecnologia da Informação como suporte. Desse modo, foi considerada uma resposta à competitividade e volatilidade do mercado. Com isso, este trabalho visa reunir conceitos sobre asorganizações virtuais relevantes ao estudo e à pesquisa dessa forma emergente de organização.

MERCADO VIRTUAL, GLOBALIZAÇÕES E SUAS LIGAÇÕES
Com a globalização e a praticidade que a internet traz as nossas vidas, o comércio virtual se tornou uma ótima oportunidade de crescimento para algumas empresas e perda significativa de mercado para outras.
A ideia de que muitos têm que apenas se compra pelainternet aquilo que não conseguimos encontrar nas lojas físicas já não se aplicam mais. Num mundo de hoje em que ninguém tem tempo pra nada, sair de casa para fazer compras já é considerado uma grande perda de tempo por muitas pessoas. E se a sua empresa não oferece as facilidades da compra online, você vai acabar perdendo o seu cliente, mesmo que ele prefira o seu produto ao do concorrente.
Omercado de comércio virtual tem grande taxa de crescimento, o que faz engordar os olhos de muita gente. Segundo o relatório de webshoppers, realizado pela e-bit com apoio da Câmera Brasileira do Comércio Eletrônico, o valor arrecadado com vendas online no Brasil cresceu 21% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o mesmo relatório, 5,6 milhõesde pessoas compraram na internet pela primeira vez no período de janeiro a julho de 2012. 5,6 milhões de “novos” consumidores.
Mas, o mercado virtual não é tão simples quanto aparenta como todo ramo de negócios ele tem suas dificuldades, que por sinal são várias. As pessoas compram nas lojas virtuais em busca de rapidez e comodidade. Se, ao invés disso, elas tiverem problemas como o famosoatraso na entrega, produtos com defeito, entrega de embalagem violada ou descrições falsas do que estão comprando, você provavelmente perdeu definitivamente um cliente. O seu concorrente pode oferecer os mesmos benefícios que você, sem a dor de cabeça que o consumidor teve ao optar pela sua loja. E pior, ele pode usar a própria internet contra você, expondo a insatisfação com seus serviços em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado virtual
  • Mercado virtual
  • A globalização dos mercados
  • Globalização de mercado
  • Globalização e mercado
  • A globalização de mercado
  • A Globalização e os Crimes Virtuais
  • Loja virtual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!