Globalização Financeira

Páginas: 10 (2409 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
Universidade Federal de Viçosa
Campus Rio Paranaíba








GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA











Rio Paranaíba - 2012
Universidade Federal de Viçosa
Campus Rio Paranaíba




GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA

Aluno: Juliana Thays Ferreira – 604
Aluno: Daniel Oliveira – 1296
Aluno: Jefferson Alessandro Pires – 1359


Trabalho apresentado paraavaliação na disciplina de Introdução à Economia, do curso de Sistemas de informação, noturno, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba ministrado pelo professor Geraldo Moreira Bittencourt.


Rio Paranaíba - 2012

Sumário


1. Introdução

O tema da “globalização financeira” tem sido analisado por uma abundante literatura, nesta virada de século. Não é sem motivo, pois osfenômenos financeiros têm assumido tal centralidade, abrangência e profundidade, a ponto de o adjetivo “financeiro” ter assumido a propriedade de um substantivo (“financeirização”).
Esta financeirização da economia se expressa de vários modos: como valorização financeira superior ao crescimento do produto real; como lógica, concorrência e macroestrutura financeiras, que envolvem e subordinam adinâmica da acumulação real; como processo de globalização e integração dos mercados financeiros, que desconhecem fronteiras e poderes nacionais, na medida em que esses mercados perderam suas referências espaciais, assumindo mais a forma de redes articuladas de fluxos financeiros “desterritorializados”, que operam ininterruptamente, em tempo real; finalmente, as próprias crises financeiras se tornaramautônomas e passaram mesmo a ser causas das crises econômicas reais. Na verdade, tudo se passa como se vivêssemos efetivamente sob o domínio da riqueza abstrata, de caráter monetário, financeiro e mesmo fictícios.
O processo de globalização financeira é movido por três fatores interligados: o acúmulo de um volume crescente de riqueza monetária e financeira, na forma de ativos com diferentesgraus de liquidez e denominados em diferentes moedas; a mobilidade crescente desses ativos, propiciada pelo desenvolvimento extraordinário da informática e das telecomunicações, de tal forma que seu movimento foge aos controles dos bancos centrais; e finalmente, pelo regime de taxas de câmbio flutuantes, que engendram oportunidades extraordinárias de ganhos especulativos. Neste contexto, o própriociclo econômico real assume forma errática e passa a ser comandado pelo ciclo de valorização e desvalorização dos ativos financeiros.







2. Desenvolvimento

2.1. O Sistema Bretton Woods

O padrão ouro, teoricamente, determinava regras de criação e circulação monetária em nível nacional e internacional de modo que a emissão de dinheiro seria baseada no estoque de ouro e terialivre conversão nesse metal, enquanto os pagamentos internacionais seriam feitos em ouro, e as taxas de câmbio entre as moedas seriam proporcionais ao seu lastro em ouro. Desta forma, ocorreria um ajuste automático dos desequilíbrios dos balanços de pagamentos, pois seriam gerados um fluxo internacional de ouro e uma adaptação da oferta monetária, o que provocaria uma reação dos preços internos e ocorrespondente ajuste da competitividade internacional do país em desequilíbrio. Na prática, este mecanismo automático nunca funcionou conforme teoricamente previsto, devido às desigualdades estruturais entre os países, às assimetrias do comércio internacional e à rigidez de preços e custos. O que existiu foi um padrão moeda dominante, no caso um padrão libra-ouro, tendo em vista a hegemoniabritânica nos campos industrial, financeiro, comercial e político-militar.
Com a crise dos anos 1930, ampliaram-se as práticas protecionistas e as desvalorizações cambiais competitivas. Neste contexto, surgiram várias áreas comerciais e monetárias, sem uma hegemonia clara e sem um acordo internacional. A Conferência de Bretton Woods decidiu a criação de instituições e normas com o intuito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • globalizaçao financeira
  • Globalização Financeira
  • A origem e desenvolvimento da globalização financeira
  • Globalização produtiva e financeira
  • A globalização financeira- sociologia/economia
  • globalização comercial financeira
  • A globalização produtiva e a globalização financeira no processo de mundialização da...
  • Aspectos positivos e negativos da globalização financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!