Globalização Econômica

Páginas: 9 (2127 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
(...) Os interesses sufocam os valores e os ideais. O individualismo impede a solidariedade. A ânsia de riqueza gera perda de felicidade. O homem-mercadoria, cada vez mais suscetível ao desemprego e à precarização das relações de trabalho, tende à perda de dignidade.








1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os sentidos da Globalização naeconomia mundial utilizando artigos divulgados sobre o tema nos vários meios de comunicação.
Abordaremos os temas globalização, abrangendo a globalização econômica e brasileira, economia mundial, e concluiremos apresentando a relação de ambos.
Os métodos utilizados foram a leitura, compreensão e sintetização de textos encontrados em livros e na rede.
O emprego de textos contidos em livros ourede será referenciado ao final do presente trabalho.
Boa leitura!

2. GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

Globalização é processo de transformação por meio de integrações globais nas esferas políticas, econômicas, jurídicas, institucionais, sociais, culturais, geográficas, ambientais, demográficas, militares e geopolíticas.
A Globalização econômica, basicamente, é a ocorrência de três processossimultaneamente, sendo eles o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais. O acirramento da concorrência internacional. E, por fim a crescente interdependência entre agentes econômicos e sistemas econômicos nacionais. O processo de internacionalização de produção ocorre sempre que residentes de um país adquirem bens e serviços com origem de não residentes, criandoassim o fluxo de bens e serviços.
A integração econômica possui quatro dimensões: comercial, produtiva, tecnológica e financeira, abrangendo a dimensão comercial o comércio internacional de bens e serviços, a produtiva refere-se às operações de empresas transnacionais que controlam filiais e subsidiarias em outros países, a tecnológica envolve em grande parte a transferência ou direitos depropriedade por meio de relações contratuais, e a dimensão financeira abrange os fluxos internacionais de capital de empréstimo, financiamento e investimento externo indireto que engloba ativos financeiros que dispensam o controle sobre o agente econômico receptor do investimento.
As causas da globalização são de natureza sistêmica, política e tecnológica, tendo como causa básica a natureza sistêmica. Ocapitalismo recolocou a insuficiência de demanda agregada, ou seja, há vezes em que a capacidade de investimento na produção de bens e serviços por parte de capitalistas ultrapassa a absorção do conjunto da economia, quando as expectativas dos capitalistas com relação à realização da produção tornam-se desfavoráveis, havendo, então, a necessidade de se encontrar macro saídas para o capitalexcedente. Cinco são as saídas: a primeira é promover uma nova onda tecnológica que oferecerá novos bens e serviços e, portanto, a oferta cria sua própria demanda. A segunda envolvendo gastos públicos, que é quando o Estado gasta de forma autônoma, provocando uma expansão da renda e, conseguintemente, dos gastos totais de consumo e investimento. A terceira é um derivado da segunda e refere-se aos gastosmilitares, do ponto de vista macroeconômico esse gasto tem a vantagem tem a vantagem de não satisfazer a necessidade humana, isso porque o problema reside em se manter a corrida armamentista pelo tempo necessário para a retomada do crescimento, ou então, encontrar um inimigo externo que viabilize a realização da produção bélica. A quarta saída é a distribuição de riqueza e renda, transferindorenda de indivíduos com baixa propensão a consumir para indivíduos com elevada propensão ao consumo. E a quinta e última saída para o capital excedente consiste na exportação de bens, serviços e capitais, quando nas economias nacionais dos países desenvolvidos não há absorção interna suficiente para realizar o excedente econômico, resta a alternativa de se procurar deslocar a produção ou o capital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • globalizaçao economica
  • globalização econômica
  • Globalização economica
  • globalização economica
  • Globalização Econômica
  • globalização economica
  • Globalização economica
  • Globalização económica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!