Globalização Econômica

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS V
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: GLOBALIZAÇÃO E R.I.
PROFESSORA: ELIA CIA
PERÍODO: IV
TURNO: DIURNO





CAROLINE DE OLIVEIRA BRITO





FICHAMENTO

Globalização Econômica













JOÃO PESSOA – PB
2014

FICHAMENTO DE RESUMOGONÇALVES, Reinaldo. O Nó Econômico. Rio de Janeiro: Record, 2002, cap. 1: Globalização Econômica.

No capítulo primeiro de O Nó Econômico, intitulado Globalização Econômica, Reinaldo Gonçalves busca conceituar esse fenômeno ao apontar os padrões que são basilares para sua ocorrência. A partir disso, apresenta os principais atores envolvidos no processo, assim como os interesses que o movem, suasconsequências e seus limites e contradições.
Em primeiro lugar, Gonçalves mostra a trajetória que o termo “globalização” tem percorrido e a tendência da maioria dos autores de fazer uso pouco rigoroso dele, como quando empregado para justificar o fracasso dos modelos econômicos na América Latina. Por outro lado, ele aponta que alguns analistas negam o próprio conceito, baseados na ideia de que “astransformações econômicas do final do século XX tenderam a reafirmar tendências seculares, isto é, os movimentos de internacionalização ou mundialização já observados no final do século XIX” (GONÇALVES, 2002, p. 02).
Segundo o autor, o processo de globalização econômica se dá pelos seguintes fatores: o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de produtos e capital; o acirramento daconcorrência mundial e a maior interdependência entre empresas e economias nacionais. Nesse contexto, os Estados-nacionais, enquanto locus do poder político e militar, destacam-se como principais instrumentos de defesa dos interesses nacionais, o que caracteriza a rivalidade interestatal como permanente nas relações internacionais. No entanto, a emergência das empresas transnacionais como locus deacumulação e de poder econômico é um dos registros marcantes do século XXI que também as coloca em destaque como agentes da globalização. Nesse cenário, há ainda a importância relativa das instituições internacionais (FMI, Banco Mundial, entre outros) como poderosos instrumentos de política econômica externa dos governos de países hegemônicos.
Não obstante exista uma multiplicidade de atoresenvolvidos nesse processo, são os Estados-nacionais que detém o monopólio da força, da moeda e das normas jurídicas, as quais regulam coisas, pessoas, capital e território. Portanto, segundo Gonçalves, os instrumentos econômicos (comércio, empresas, capital e tecnologia) são usados pelos Estados para alcançar fins políticos (inclusive militares). E, ao mesmo tempo, as classes dominantes usam osinstrumentos de poder de seus Estados-nacionais para assegurar seus interesses econômicos no sistema internacional. Com base nisso, o autor conclui que poder e riqueza nacional possuem o que ele chama de uma endocausalidade plena.
De maneira simplificada, para apresentar as formas do processo de globalização, Gonçalves divide as relações econômicas internacionais em duas dimensões: a produtiva e afinanceira. A primeira, caracterizada pela internacionalização da produção, se dá através do comércio, do Investimento Externo Direto (IED) ou da transferência de know-how através de relações contratuais. Já a segunda, se caracteriza pelos fluxos financeiros internacionais.
Para o autor, a causa básica da globalização econômica é a necessidade das economias desenvolvidas de expandir seus mercados.E, para isso, elas possuem cinco alternativas. Em primeiro lugar, a saída Schumpeteriana visa promover uma nova onda tecnológica que oferecerá novos bens e serviços. O problema dessa solução é que o deslocamento entre oferta e demanda pode não coincidir com um novo ciclo de inovação. Já a saída Keynesiana propõe a promoção de gastos públicos autônomos para provocar expansão de renda e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • globalizaçao economica
  • globalização econômica
  • Globalização economica
  • globalização economica
  • Globalização Econômica
  • globalização economica
  • Globalização Econômica
  • Globalização economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!