Globalização da economia

Páginas: 12 (2934 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AS QUESTÕES AMBIENTAIS


Uma questão inicial que surge aos estudantes de TI é a seguinte: Por que nos preocuparmos com as questões ambientais na Tecnologia de Informação?

Porque o ar que respiramos ou sujamos é bem comum de todos os habitantes deste planeta, e o mesmo acontece com relação à água e outros itens os quais podem ser melhor planejados pelasempresas, governos, legisladores e sociedade em geral.
Toda tecnologia pode exercer algum tipo de impacto maior ou menor sobre o ambiente. No caso das construções de barragens para hidroelétricas (lembre-se de que a Tecnologia de Informação necessita de energia para funcionar), o impacto causado numa região é bastante grande devido ao imenso volume d'água represado e das áreas inundadas paraformação da represa.
O Brasil é um país em que mais de 80% da energia elétrica gerada vem de hidroelétricas. Nos itens seguintes procuraremos retratar algumas questões relacionadas às Tecnologias de Informação e seus impactos no meio ambiente.
Os impactos ambientais ligados à Tecnologia de Informação de modo mais direto ocorrem com a fabricação de chips ou processadores paracomputadores, ocorrem com as placas de computador, as quais, ao serem fabricadas, muitas vezes utilizam os gases do tipo CFC (cloro flúor carbono, que é o principal gás lembrado como causador da redução da camada de ozônio, que protege a Terra dos raios solares ultravioleta), e ao serem descartadas numa quantidade cada vez maior, vão causar problemas para as sociedades.
Outros focos de poluiçãoambiental estão ligados ao descarte de monitores de computador antigos, os quais possuem grande quantidade de chumbo, e dos monitores de notebooks, os quais apresentam gases e outras substâncias que podem ser nocivas à saúde humana.
Também tem sido muito lembrada pela mídia a questão das pilhas e baterias por causa de seus elementos contaminantes e substâncias ácidas, como é o caso do chumbo jámencionado.
A questão ambiental apresenta várias dimensões como é o caso do impacto ambiental, a questão da extinção de espécies da fauna e da flora, da camada de ozônio que se destruída pode trazer riscos à saúde humana e muitas outras questões as quais irão emergir naturalmente à medida que ocorre o avanço do conhecimento. Algumas questões que emergem são do tipo: como resolver osproblemas de poluição?


Precisamos da TI

Na sociedade atual, que necessita da Tecnologia de Informação, torna-se inconcebível imaginar a vida sem os equipamentos e tecnologias: já pensou viver sem o carro, o televisor, o telefone, ou a geladeira? É necessário conhecer os riscos associados à fabricação, uso e descarte dos equipamentos dessa tecnologia, bem como estudar e gerar conhecimento eações para conseguir atingir um nível melhor de qualidade de vida para todos, e para que juntos, governos, empresas, cientistas, tecnólogos, engenheiros, professores, cientistas sociais, biólogos, químicos, profissionais liberais, profissionais de saúde, ONGs, estudantes e sociedade, possamos encontrar alternativas menos poluentes, e que permitam a evolução da Tecnologia e do DesenvolvimentoEconômico das Nações, o qual é tão necessário para a redução da pobreza e da miséria humana.
Nós, autores, consideramos que é possível o desenvolvimento de tecnologias e formas de trabalho para diminuir os impactos ambientais e para isso é necessária a formação de mão-de-obra: cientistas, tecnólogos, engenheiros e profissionais de saúde nesta área.

Baterias e a Poluição da TI

Quandose fala em poluição causada pela tecnologia de informação, o tema já era tratado desde o final do milênio anterior. NORTON (1996) nos recorda que muitas placas de computadores dos antigos PC-XT e AT até o 486 ainda faziam uso de baterias de níquel-cádmio, as quais vinham como componentes incorporados às placas mãe com a finalidade de fornecer energia para os chips CMOS-Setup do computador....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização da economia
  • globalização da economia
  • Globalização da economia
  • Globalização e economia
  • Globalização economia
  • a globalização da economia
  • globalização da economia
  • ECONOMIA E A GLOBALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!