Global

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
– Resumo
O mundo global visto de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, aborda sob o ponto de vista do geógrafo Milton Santos os diversos aspectos, em sua maioria vorazes, da globalização no mundo e dentro da sociedade capitalista e as conseqüências que a mesma acarreta na civilização humana e apresenta também uma perspectiva de surgimento de uma nova globalização, diferente daatual.
O consumo hoje é o grande fundamentalismo.” Como é citado no documentário, trocamos o humanismo como forma de desenvolvimento para nossa sociedade pelo consumo e pelo individualismo de uma forma ortodoxa, onde mal percebemos como temos feito isso, pois o fazemos automaticamente, sem sequer perceber.
Como mudar isso? Como parar este consumo desenfreado e essa desigualdade que estáenraizada dentro desta sociedade? Outro tipo de mundo é além de necessário, possível? Nossa sociedade ainda é apenas um ensaio. Milton Santos nos apresenta três mundos diferentes e novamente a esperança se apresenta viva e pulsante: “De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerara existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a No filme “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”, é feito um recorte singular sobre a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, o território, os efeitos famigerados da globalização, as crises que esta promove, as barreiras físicas esimbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, o papel da mídia e as revanches organizadas por suas maiores vítimas.

A crise se estabelece e Milton Santos faz este alerta quando afirma que: “O consumo é o grande fundamentalismo”. E é sagaz quando apresenta as três vertentes da globalização no mundo; a globalização como é posta, a globalização da perversidade e o mundo por umaoutra globalização.

No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. Apropriações indevidas que geraram tensõespor tentar deter grandes bens nas mãos de pequenos grupos, enquanto se assolava o estado de miséria e a sociedade crônica para todo o resto.

A tentativa de privatização da água potável em Cochabamba, Bolívia em 2000 e o 3º Fórum Mundial da Água em Kioto, Japão em 2003, foram eventos que chamaram a atenção do mundo para os efeitos da famigerada globalização frente à sociedade capitalista naqual vivemos.

Em meio à crise financeira , ao estado de caos que se encontra, tem-se o crescimento crônico do desemprego, a fome e o desabrigo que cada vez mais se alastra. Os baixos salários, o estado de mendicância e miséria em que as pessoas são postas, crescem diretamente proporcional ao que chamamos do segundo efeito da globalização, ou globalização da perversidade, em que a pobreza é vistacom naturalidade.

Enquanto isto, a sociedade se divide em dois grandes grupos; “o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem.” (José de Castro). E Milton Santos ainda afirma que “produzimos mais comida do que consumimos”. E esta sociedade subdividida permanece criando barreiras de segregação. Sejam estas barreiras físicas – Muralha da China e Murode Berlim – ou barreiras simbólicas – que é a que a Europa mantém contra os estrangeiros e clandestinos, a fronteira entre o México e o EEUU, onde a migração não é desejada.

Adiante os acontecimentos tem a mídia como a fábula da globalização, que assume o papel de intermediação diante desta, pois controla a interpretação do que acontece no mundo, em que não há produção excessiva de notícias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • era global
  • global
  • global
  • A global
  • Global
  • Global
  • Global
  • Global

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!