Glicerina

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O segredo? O índice de refração da glicerina  e do cristal são muito similares tornando seus limites indistintos. Criançada, podem tentar isso em casa.

Leia mais em: Ilusão óptica da glicerina - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=8998#ixzz3BRagOCeO
Para este truque óptico você precisará de glicerina, uma garrafinha transparente de molho de pimenta e um recipientegrande de cristal. Encha a garrafinha e um terço do recipiente com glicerina. Coloque a garrafa no recipiente e voilá... a parte submersa da garrafa desaparece ante seus olhos.

Leia mais em: Ilusão óptica da glicerina - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=8998#ixzz3BRaj2wHT

:: Como é possível fazer a garrafinha sumir? A Física explica...
Quando a luz passa do ar para ovidro (Refração) sofre um desvio. É esse desvio que nos permite, através do mecanismo da visão, perceber que existe uma fronteira entre o vidro e o ar, ou seja, ar e vidro são coisas diferentes. Sem este desvio não teríamos como saber onde termina o ar e onde começa o vidro. 
Cada material transparente (o ar, o vidro, ou qualquer outro) é caracterizado pelo seu índice de refração (n), número quemede a dificuldade que o meio oferece à passagem da luz e que também está relacionado ao desvio sofrido pela luz ao passar de um meio para outro. Só existe desvio e, portanto, a percepção de diferentes meios transparentes quando os indices de refração dos materiais têm valores diferentes. Vale lembrar ainda que o desvio sofrido pela luz será tanto maior quanto mais diferentes forem os valores dosíndices de refração dos materiais.
O indice de refração do ar é, por aproximação, nar =  1,00. Já o indice de refração do vidro é maior e mede nvidro = 1,56. Então, ao passar do ar para o vidro, a diferença de índices de refração (1,56 > 1,00) faz com que o desvio da luz seja acentuado. Assim vemos ar e vidro separados.  
O "truque" que faz a garrafinha desaparecer está no fato de que o índice derefração da glicerina, coincidentemente, tem valor muito parecido ao do índice de refração do vidro (nvidro = nglicerina = 1,56). Assim, ao passar do ar para o vidro do recipiente largo a luz sofre desvio. Vemos ar e vidro separados e conseguimos distinguir que alí há uma fronteira entre dois meios transparentes distintos. No entanto, quando a luz continua seu caminho e passa do vidro para aglicerina (e depois da glicerina para o vidro) não acontece mais desvio algum porque os índices de refração coincidem. Como a luz "passa reto", não conseguimos ver onde termina o vidro e onde começa a glicerina! Desta forma, vidro e glicerina confundem-se e parecem ser um meio único, homogêneo. Em outras palavras, a garrafinha some!http://fisikanarede.blogspot.com.br/2011/08/continuidade-optica_18.html
Enxergamos um objeto opaco quando a luz reflete em sua superfície e atinge nossos olhos. Quando o objeto é translúcido (água, vidro) somente o percebemos quando a luz muda de velocidade e de direção antes de atingir nossos olhos.
A glicerina e o vidro possuem índices de refração muito próximos. Isso significa que a luz possui a mesma velocidade tanto no vidro quanto na glicerina.
Como asvelocidades são iguais, o desvio sofrido pela luz é o mesmo e nossos olhos não conseguem distinguir o que é vidro e o que é glicerina, temos impressão então que a garrafa desapareceu
O vídeo mostra exatamente esse experimento de física, no final mostra que é possível enxergar a garrafa sem glicerina quando imersa no copo.

Readmore: http://www.cienciatube.com/2008/09/experimento-da-garrafa-que-some-tica.html#ixzz3BRbjKoFI
Isto acontece pois a glicerina possui um índice de refração muito próximo do índice de refração do vidro, desta forma a luz quase não difrata ao passar de um meio para o outro e nossos olhos não conseguem distinguir o que é vidro e o que é glicerina

Read more: http://www.cienciatube.com/2012/08/experiencia-fisica-optica.html#ixzz3BRbp8gwd
Quando a luz refracta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Glicerina
  • Glicerina
  • Glicerina
  • Qualidade glicerina
  • Purificação glicerina
  • Resfriamento da glicerina
  • Glicerina bidestilada
  • Aplicações da Glicerina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!